PPGFIS PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: 55-11-4996-8396 http://propg.ufabc.edu.br/ppgfis

Banca de DEFESA: GEORGE JOSE MARTINS ZILIOTI

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GEORGE JOSE MARTINS ZILIOTI
DATA : 13/12/2019
LOCAL: sala 406, 4º andar, Bloco B, Campus SA da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Avenida dos Estados, 5001, Santa Terezinha, Santo André, SP

Cosmologias com Decaimento do Vácuo

O modelo ΛCDM é atualmente a melhor proposta para explicar as observações cós- micas, porém o principal candidato à energia escura, Λ, possui vários problemas funda- mentais, como o problema da coincidência e o da constante cosmológica.
Motivado por esses problemas apresentamos alguns resultados referentes à classe de modelos de Λ variável. No primeiro desses modelos, com Λ proporcional à potências de H, mostramos como os problemas são aliviados, tanto sem quanto com a presença da curvatura κ.
No segundo desses modelos, com Λ ∝ a−2, estudamos especificamente a chamada tensão SNe-CMB, que é uma discrepância nos valores medidos da curvatura pelas super- novas, que indicam um universo fechado, e pela radiação cósmica de fundo, que prefere um universo plano. Mostramos como essa diferença pode ser um efeito do decaimento do vácuo.
Por fim, analisamos um modelo onde o valor observado da constante cosmológica hoje é resultado de um campo escalar preso no falso vácuo de seu potencial, cuja transição para o verdadeiro vácuo ainda esta para se realizar através do processo de tunelamento quântico, que foi estudado na aproximação de parede fina.

Presidente - Interno ao Programa - 1549709 - GERMAN LUGONES
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 382324 - VILSON TONIN ZANCHIN
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - JOSE ADEMIR SALES DE LIMA - USP
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - JOSÉ FERNANDO DE JESUS - UNESP