PPGFIS PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: 55-11-4996-8396 http://propg.ufabc.edu.br/ppgfis

Banca de QUALIFICAÇÃO: WALLACE SANTOS TEIXEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : WALLACE SANTOS TEIXEIRA
DATA : 23/08/2019
LOCAL: na sala 304, 3º andar, Bloco B, Campus SA da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Avenida dos Estados, 5001, Santa Terezinha, Santo André, SP

Dinâmicas abertas com tecnologias quânticas controláveis

Sistemas quânticos estão sempre sujeitos ao fenômeno de decoerência, sendo esta causada por flutuações em parâmetros do Hamiltoniano, ou pela própria interação do sistema com o ambiente, neste caso, caracterizando uma dinâmica aberta. Usualmente, o ambiente é modelado por um conjunto infinito de outros sistemas quânticos não-interagentes e suas características são intrínsecas à arquitetura física considerada. Ainda assim, o crescente controle experimental de sistemas quânticos em tecnologias atuais, como circuitos supercondutores e armadilhas de íons, tem permitido minimizar os efeitos, ou até mesmo utilizar o ambiente como um aliado em determinadas tarefas, como o transporte energético e geração de estados quânticos. Naturalmente, tal possibilidade de controle pode gerar dinâmicas quânticas abertas com propriedades particulares.  Diante deste contexto, este trabalho visa a elaboração de modelos microscópicos de dinâmicas abertas que podem ser testados experimentalmente, por exemplo, com as tecnologias quânticas supracitadas. Especificamente, neste relatório destacamos nossos resultados obtidos para a (i) construção de um ambiente finito de defasagem pura com circuitos supercondutores e para a (ii) engenharia de reservatório através de modelo colisional com um íon aprisionado. Enquanto que no primeiro investigamos aspectos fundamentais sobre decoerência, como a sua dependência com a estrutura e o número de elementos no ambiente, no segundo revisitamos a geração assintótica de estados vibracionais do íon por uma abordagem alternativa, levando em consideração a interação pulsada do íon com lasers clássicos. Em ambos os casos, obtemos expressões analíticas sustentadas por simulações numéricas. Por fim, também discutimos os próximos passos deste projeto de doutorado, que incluem estágio de pesquisa em um grupo experimental no exterior para a simulação de sistemas quânticos abertos com circuitos supercondutores.

Presidente - Interno ao Programa - 1544235 - ROBERTO MENEZES SERRA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1939597 - ANDRE GUSTAVO SCAGLIUSI LANDULFO
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 2998231 - RAFAEL ROTHGANGER DE PAIVA
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - JONAS FLORIANO GOMES DOS SANTOS