PPGFIS PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: 55-11-4996-8396 http://propg.ufabc.edu.br/ppgfis

Banca de QUALIFICAÇÃO: CHRISTIAN RECKZIEGEL

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CHRISTIAN RECKZIEGEL
DATA : 14/12/2023
HORA: 14:00
LOCAL: REMOTO
TÍTULO:

Caracterização do Plasma de Quarks e Glúons através de Jatos de Quarks Pesados


 
 
 
 

PÁGINAS: 50
RESUMO:

Especulações sugerem que durante uma das fases iniciais da expansão do Universo, ele era composto por um plasma constituído por quarks e glúons - um estado de alta energia de matéria interagente. Esse estado, conhecido como Plasma de Quarks e Glúons (QGP), opera sob a Cromodinâmica Quântica, onde estudos teóricos indicam que a simetria quiral, tipicamente não observada em hádrons, é restaurada. A previsão do surgimento desse estado extremo levou à construção do experimento ALICE, junto ao acelerador LHC, com o objetivo primário de explorar o QGP e investigar a teoria das interações fortes.

Inicialmente, acreditava-se que o QGP se assemelhava a um gás de partons fracamente interagentes devido à condição de liberdade assintótica, alcançada em distâncias cada vez menores entre partículas interagentes. No entanto, evidências recentes revelaram seu comportamento semelhante a um líquido, caracterizado por um estado fluídico composto por partículas altamente interagentes em um meio dissipativo.

Entre a gama de observáveis usados para estudar este meio fortemente interagente, destacam-se as sondas duras como um dos aspectos mais promissores a serem explorados. Essas sondas englobam processos de alta energia que ocorrem nas fases iniciais de colisão, como hadrons de quarks pesados e jatos. Partículas de quark pesado, distintas por sua maior massa em comparação com a temperatura do QGP e as escalas da QCD, exibem comportamentos de interação diferentes dos quarks leves. Além disso, jatos, conhecidos por perder energia para o meio, afetam tanto as propriedades do meio quanto a estrutura e energia dos próprios jatos, tornando-os ferramentas valiosas para sondar o QGP.

Este trabalho centra-se na utilização da identificação de jatos de quarks pesados como sondas para medir propriedades do QGP, interações em meio e estrutura microscópica. Nosso foco principal reside na exploração de jatos de quarks pesados, e a identificação de mésons D0 serve como um método para marcar esses jatos como candidatos a jato de quark pesado. Para alcançar isso, utilizamos PYTHIA, FastJet e ROOT como nossas ferramentas de análise para simulação, reconstrução e subsequente análise de dados.

 
 
 
 

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - Interno ao Programa - 1780373 - LAURA PAULUCCI MARINHO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1939597 - ANDRE GUSTAVO SCAGLIUSI LANDULFO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - CRISTIANE JAHNKE FIORINI DA SILVA - UNICAMP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1676343 - PEDRO GALLI MERCADANTE
Notícia cadastrada em: 01/12/2023 20:01
SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa-2.ufabc.int.br.sigaa-2-prod