PPGFIS PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: 55-11-4996-8396 http://propg.ufabc.edu.br/ppgfis

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCOS CORDEIRO DA SILVA

DISCENTE : MARCOS CORDEIRO DA SILVA
DATA : 14/12/2023
LOCAL: Sala 303 do Bloco B do Campus de Santo André da Universidade Federal do ABC

Chips Fotônicos: Divisores de feixes multiportas com base em guias de onda de nitreto de silício

Chips Fotônicos são dispositivos de circuitos integrados ópticos na escala de micrômetros capaz de confinar e manipular a luz. Compatíveis coma tecnologia CMOS, fornecem uma boa plataforma para implementar muitas operações em um único dispositivo. Divisores de feixes fotônicos, com base guias de onda retangulares em nitreto de silício e óxido de silício, são atualmente uma plataforma para implementar operações unitárias, codificada em momento longitudinal (caminhos), onde cada caminho representa um nível do sistema, que pode ser usado para processar protocolos de informação quântica. Deste modo, esse trabalho dedica-se ao estudo de divisores de feixes multiportas fotônicos, capaz de implementar protocolos de informação quântica com base em qudits.
Aplicando-se a teoria do modo acoplado, encontrou-se as unitárias que descrevem as operações para dimensões 3 e 4. Implementamos simulações eletromagnéticas em finite-difference time-domain (FDTD) para os divisores de feixes de 3 e 4 guias, obtendo bons resultados entre as simulações e a teoria. Este é o primeiro passo para desenvolvermos chips fotônicos de alta dimensionalidade que serão capazes de implementar protocolos de informação quântica em nível d.

Presidente - Interno ao Programa - 1545447 - MARCOS ROBERTO DA ROCHA GESUALDI
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2608929 - VALERY SHCHESNOVICH
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1671393 - JORGE DIEGO MARCONI
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1260948 - MARCOS DONIZETI RODRIGUES SAMPAIO