PPGFIS PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: 55-11-4996-8396 http://propg.ufabc.edu.br/ppgfis

Banca de DEFESA: DYLLAN DANIEL DE PAULA DE OLIVEIRA

DISCENTE : DYLLAN DANIEL DE PAULA DE OLIVEIRA
DATA : 05/10/2023
LOCAL: Sala 303 do Bloco B do Campus de Santo André da Universidade Federal do ABC

Objetos compactos em rotação a partir do algoritmo de Newman-Janis e de suas modificações

A métrica de Kerr, obtida em 1963, foi o primeiro caso de solução para um buraco negro em rotação, nesta mesma época Newman e Janis conseguiram obter esse mesmo resultado, além de uma nova solução, a métrica Kerr-Newman, através de um novo procedimento. Desde então, a buscas por novas soluções de buracos negros em rotação tornaram-se menos complicadas ao utilizar o algoritmo de Newman-Janis como principal ferramenta para obter resultados. Apesar do seu grande potencial, o algoritmo apresenta alguns problemas que tem sido contornados por diversas propostas de modificações. Esta dissertação tem o objetivo de aplicar os algoritmo e as diferentes modificações na busca de novas soluções, além de apresentar e discutir de forma  resumida as diferentes propostas de modificações para reuni-las em um único lugar. O desenvolvimento deste estudo foi direcionado para métricas de origem com simetrias hiperbólicas, devido a carência de resultados para este caso, como consequência deste trabalho, uma nova modificação foi encontrada na transformação de coordenadas para Eddington-Finkelstein para garantir o funcionamento do algoritmo, a qual está apresentada como resultado deste trabalho.

Presidente - Interno ao Programa - 382324 - VILSON TONIN ZANCHIN
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1545398 - MAXIMILIANO UJEVIC TONINO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ALBERTO VAZQUEZ SAA - UNICAMP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1907614 - MAURICIO RICHARTZ