PPGFIS PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: 55-11-4996-8396 http://propg.ufabc.edu.br/ppgfis

Banca de QUALIFICAÇÃO: MATEUS SOUZA DUTRA

DISCENTE : MATEUS SOUZA DUTRA
DATA : 25/07/2023
LOCAL: Bloco A Sala R602-3

EuZn2P2: De Isolante Topológico a Estados Emergentes

Isolantes topológicos são uma classse de materiais que possuem estados de metálicos na superfície, enquanto que seu bulk se comporta como isolante. Esses sistemas consistem em materias que possuem uma ordem topológica não-trivial, fazendo com que tenham comportamentos distintos ao serem observados em sua superfície ou em seu interior. Compostos intermetálicos à base de európio são amplamente estudados nos dias de hoje devido à quantidade de fenômenos e propriedades que podem emergir nestes materiais, incluindo efeitos de topologia. O EuZn2Pfoi recentemente classificado como uma material topológico que possui uma temperatura de ordenamento antiferromagnético de TN= 23 K, temperatura acessível quando comparada a compostos da mesma família EuT2P(T = metal de transição). A estrutura cristalina do EuZn2Pé do tipo CaAl2Si2, pertencendo ao grupo espacial P-3mque consiste em um grupo espacial trigonal. Neste trabalho apresentamos uma caracterização inicial do EuZn2P2, que consistiu em medidas de difração de raios-x (DRX), espectroscopia dispersão de energia de raios-x eletrônica (EDS), calor específico e magnetização. Também foram realizadas medidas de espectroscopia Mossbauer e ressonância paramagnética eletrônica onde, através dos ajustes dos espectros Mossbauer, determinamos que os momentos magnéticos do EuZn2Pestão fora do plano [100] por um ângulo θ51º. Também encontramos indícios de uma possível mudança cristalográfica nos sítios de Eu, ou ainda uma possível reorientação do gradiente de campo elétrico (EFG) com relação ao campo hiperfino. Medidas de calor específico em função da temperatura apresentam assinatura da transição antiferromagnética em T= 23 K e permitem calcular a entropia magnética do sistema, que atinge S(TN∼ 9.J.mol1.K1, inferior ao valor esperado de 17.2 J.mol1.K1. Utilizando a análise de Curie-Weiss nas curvas de susceptibilidade, encontramos um momento efetivo de p_ef= 7.00 para H||p_ef= 7.00 para Hc, próximos ao valores esperados para o Eu2+, com S= 7/2. Este trabalho tem como ojetivo apresentar os resultados obtidos para o composto EuZn2P2com o propósito de realizar possíveis identificações e indicações de fases emergentes neste material. A relevâncaia do estudo se deve ao fato de que diversos trabalhos demonstram as propriedades topológicas desse sistema, as quais podem ter potenciais aplicações na indústria técnlógica.

Presidente - Interno ao Programa - 2605463 - JOSE ANTONIO SOUZA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2249395 - THIAGO BRANQUINHO DE QUEIROZ
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1675617 - EDUARDO PERES NOVAIS DE SA
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1734908 - FABIO FURLAN FERREIRA