PPGFIS PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: 55-11-4996-8396 http://propg.ufabc.edu.br/ppgfis

Banca de QUALIFICAÇÃO: GEORGE BRIAN DOS REIS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GEORGE BRIAN DOS REIS
DATA : 21/06/2023
LOCAL: Auditório 801 no 8º andar do Bloco B do Campus Santo André da Universidade Federal do ABC

GERAÇÃO DE VÓRTICES ÓPTICOS E SUAS APLICAÇÕES EM INSTRUMENTAÇÃO ÓPTICA

Dispositivos optoeletrônicos se tornaram ferramentas indispensáveis em aplicações científicas e tecnológicas devido à sua alta precisão e velocidade de medição. Em especial, sistemas de instrumentação ópticos proporcionaram o desenvolvimento e otimização de sistemas ópticos holográficos, dentre eles, ferramentas para aprisionamento de partículas ou pinças ópticas holográficas; sistemas de metrologia óptica holográfica; microscopia holográfica digital além de sistemas holográficos de projeção e microfabricação 3D, bem como a geração de feixes especiais via hologramas gerados por computador, entre outros. Por outro lado, a geração holográfica de feixes de luz estruturados com momento angular orbital, ou vórtices ópticos, estão apresentando perspectivas promissoras no aprimoramento e inovação em pinças ópticas holográficas, comunicação óptica, informação quântica, imageamento, metrologia e interferometria óptica. Neste sentido, o objetivo deste trabalho é realizar um estudo e a geração de vórtices ópticos e implementar estes em sistemas de instrumentação óptica. A primeira parte deste trabalho é realizar uma investigação, teórica e geração experimental, sobre alguns tipos de feixes ópticos com momento angular orbital, onde a geração experimental destes vórtices ópticos será feita num aparato experimental holográfico usando técnicas de holografia computacional e moduladores espaciais de luz. A segunda parte deste trabalho, consiste em aplicar estes vórtices ópticos em sistemas de instrumentação óptica, mais especificamente, um sistema de pinça óptica holográfica, analisando a eficiência de pinçamento de cada feixe e aprimorar o sistema de manipulação óptico-holográfico de micro e nanopartículas; bem como, em sistema de interferometria holográfica para análise de topografia, deslocamento e distribuição de forças.

Presidente - Interno ao Programa - 1545176 - MARCELO AUGUSTO LEIGUI DE OLIVEIRA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 3065679 - BRENO MARQUES GONCALVES TEIXEIRA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1907614 - MAURICIO RICHARTZ
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1734908 - FABIO FURLAN FERREIRA