PPGFIS PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: 55-11-4996-8396 http://propg.ufabc.edu.br/ppgfis

Banca de QUALIFICAÇÃO: CESAR AUGUSTO SONEGO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CESAR AUGUSTO SONEGO
DATA : 07/02/2023
LOCAL: Auditório 801 no 8o andar do Bloco B do Campus Santo André da Universidade Federal do ABC

Estudo de Novas Fases Magnéticas em Monocristais de Sulfeto de Vanádio

Sistemas de eletrons fortemente correlacionados são conhecidos como tendo uma variedade de propriedades exóticas e novas fases quânticas, como líquidos não-Fermi, supercondutores de altas temperaturas, sistemas de fermions pesados e líquidos de spin quântico. Os calcogenetos de metais de transição como os sulfetos de vanádio, V_xS_8, possuem uma variedade muito grande de fenômenos físicos que podem depender fortemente da estequiometria e pureza. Fases estruturais, magnéticas e onda de densidade de carga, podem ocorrer variando temperatura, pressão ou composição química x. Estes compostos são interessantes devido ao caráter dos elétrons d variarem muito dependendo de x, alterando entre um fraco antiferromagnetismo de elétrons itinerantes para um considerável antiferromagnetismo de elétrons localizados. O foco deste trabalho é o fraco antiferromagnetismo itinerante, onde a temperatura de Néel pode ser ajustada até uma transição de fase quantica aplicando pressão hidrostática. Estes são também candidatos a exibirem comportamento de líquido não-Fermi e supercondutividade mediada pelo magnetismo, onde os elétrons são pareados a um estado de momento angular finito. Também, novas fases magnéticas podem emergir em monocristais de alta pureza do composto V5S8 com aplicação de altos campos magnéticos, sendo possível a preparação de um diagrama de fases magnético para o composto em estudo.

Presidente - Interno ao Programa - 1734908 - FABIO FURLAN FERREIRA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1544408 - GUSTAVO MARTINI DALPIAN
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1545447 - MARCOS ROBERTO DA ROCHA GESUALDI
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1760527 - FLAVIO LEANDRO DE SOUZA