PPGFIS PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: 55-11-4996-8396 http://propg.ufabc.edu.br/ppgfis

Banca de QUALIFICAÇÃO: DYLLAN DANIEL DE PAULA DE OLIVEIRA

DISCENTE : DYLLAN DANIEL DE PAULA DE OLIVEIRA
DATA : 06/12/2022
LOCAL: Bloco B - Sala a definir

Objetos compactos em rotação obtidos a partir do algoritmo de Newman-Janis

Apesar da solução de Kerr descrever um espaço-tempo em rotação, ainda existe um longo caminho a ser percorrido e explorado na busca de soluções mais gerais e teoremas análogos aos de Birkhoff e Buchdahl. Encontrar soluções analíticas para casos em rotação é uma tarefa complicada, uma alternativa a esse problema foi desenvolvida por Newman e Janis ao proporem um algoritmo capaz de gerar métricas em rotação a partir de métricas estáticas e esfericamente simétricas.
Apesar de obter resultados relevantes, modificações foram propostas ao algoritmo  na tentativa de generalizar e justificar sua aplicabilidade. Estudar o algoritmo de Newman-Janis é relevante na busca por novas soluções com rotação, além da busca e desenvolvimento de métodos e justificativas para generalizar o algoritmo, permitindo sua aplicação para qualquer caso estático. No presente trabalho fazemos uma revisão do algoritmo de Newman-Janis e algumas das generalizações propostas. Rederivaremos algumas soluções já conhecidas usando esses métodos diferentes, e apresentamos algumas novas soluções para buracos negros regualres em rotação.

Presidente - Interno ao Programa - 1907614 - MAURICIO RICHARTZ
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1545398 - MAXIMILIANO UJEVIC TONINO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1780373 - LAURA PAULUCCI MARINHO
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1549709 - GERMAN LUGONES