PPGFIS PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: 55-11-4996-8396 http://propg.ufabc.edu.br/ppgfis

Banca de DEFESA: FRANCISCA CRISLANE VIEIRA DE BRITO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FRANCISCA CRISLANE VIEIRA DE BRITO
DATA : 04/04/2022
HORA: 10:00
LOCAL: videoconferência
TÍTULO:

 Twin-photon quantum correlations and their relation to the Gouy phase and Sorkin parameter


PÁGINAS: 110
RESUMO:
 
  • Fótons gêmeos, gerados através do processo de conversão paramétrica espontânea do tipo-I, podem ser aproximadamente descritos por uma função de onda dupla-Gaussiana no espaço de configurações.
    Usando um propagador efetivo obtido através da aproximação de Fresnel, a evolução temporal e o espalhamento transversal da função de onda do par de fótons, encontramos que o par adquire uma fase de Gouy enquanto se propaga.
    Mostramos que o emaranhamento entre os fótons pode ser conectado à  fase Gouy do par, dado que as duas quantidades dependem do comprimento de Rayleigh.
    Além disso, obtemos a fase Gouy do pacote de onda do bifóton sendo focalizado através de uma lente fina, que está razoavelmente de acordo com os dados experimentais obtidos na literatura. Indicando que a fase Gouy obtida a partir da função de onda efetiva dos fótons gêmeos pode ser usada como boa aproximação na exploração de correlações quânticas entre os fótons.
    Em seguida, exploramos a relação entre as correlações no espaço de fase dos bifótons difratando através de uma fenda-dupla conforme codificado na negatividade logarítmica e na fase de Gouy.
    Observamos que medidas das diferenças de fase de Gouy fornecem informações sobre a variação do emaranhamento dos fótons gêmeos, governado pelos parâmetros físicos do experimento e expresso pela negatividade logarítmica via elementos da matriz de covariância.
    Finalmente, calculamos o parâmetro Sorkin $\kappa$ para bifótons e partículas massivas, que resulta de contribuições de caminhos não-clássicos do tipo \textit{kink} e \textit{loops} para interferometria de dupla-fenda e tripla-fenda.
    Esse modelo unidimensional simples para a avaliação de $\kappa$ prevê que  caminhos exóticos do tipo \textit{kink} realizados por bifótons podem levar a $\kappa \approx 10^{-5}$.
    Mostramos que tal modelo reproduz bem o parâmetro de Sorkin para ondas de matéria encontrado usando abordagens mais complexas na literatura.
    Além disso, estabelecemos uma hierarquia de aproximações com base na forma dos caminhos não-clássicos das ondas de matéria e comparamos seu tamanho com as principais correções relativísticas do propagador. 
     

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - Interno ao Programa - 1260948 - MARCOS DONIZETI RODRIGUES SAMPAIO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 3065679 - BRENO MARQUES GONCALVES TEIXEIRA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - SEBASTIÃO JOSÉ NASCIMENTO DE PÁDUA - UFMG
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - LEONARDO TEIXEIRA NEVES - UFMG
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ELIZABETH AGUDELO OSPINA
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1838185 - FERNANDO LUIS DA SILVA SEMIAO
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1734908 - FABIO FURLAN FERREIRA
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - PAULO HENRIQUE RIBEIRO BARBOSA - UFPI
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - FRANCISCO FERREIRA BARBOSA FILHO - UFPI
Notícia cadastrada em: 16/03/2022 09:57
SIGAA | UFABC - Núcleo de Tecnologia da Informação - ||||| | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa-1.ufabc.int.br.sigaa-1-prod