PPGFIS PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: 55-11-4996-8396 http://propg.ufabc.edu.br/ppgfis

Banca de QUALIFICAÇÃO: LUÍS FELIPE LONGO MICCHI

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUÍS FELIPE LONGO MICCHI
DATA : 08/12/2020
LOCAL: online

Testes da Relatividade Geral com as novas detecções de Ondas Gravitacionais: Testando a existência de Horizontes de Eventos

Com as primeiras detecções diretas de ondas gravitacionais (GW) de colisão de siste- mas binários, surgiram também os primeiros testes de Relatividade Geral (GR) usando esses dados. Entre eles existe a proposta de se verificar a existência de horizonte de eventos ao redor de buracos negros (BH). Esse teste recentemente proposto, surgiu após a verificação que GW emitidas por colisões de objetos exóticos compactos (ECO) sem horizonte e singularidade central diferem das emitidas por buracos negros apenas pela existência de repetidos pulsos posteriores ao sinal previsto pela GR. Tais pulsos têm sido chamados de ecos na literatura. Motivados por argumentos de gravitação quântica, tais como a previsão de firewalls para solucionar o paradoxo da informação, ECOs for- necem uma motivação clara para se procurar por desvios nas observações de GWs. O projeto aqui descrito pode ser dividido em duas partes: a primeira busca um entendi- mento teórico da fenomenologia dos ecos, parte esta que vem sido explorada amplamente pelo aluno nos primeiros anos do programa; a segunda parte, atualmente em desenvolvi- mento, pretende aplicar os conhecimentos adquiridos anteriormente para executar uma busca por possíveis ecos nos dados da Colaboração LIGO/Virgo. Este exame de qualifi- cação pretende demonstrar que durante a primeira parte do projeto foram encontradas influências do movimento orbital e da razão de massa do binário nos ecos não reporta- das anteriormente na literatura. Pretende-se mostrar também as estratégias de busca de ecos que estão sendo estudadas para se investigar a existência de indícios de ecos nos dados disponíveis, e assim testar a validade da GR e impor limites na amplitude dos ecos.

Presidente - Interno ao Programa - 382324 - VILSON TONIN ZANCHIN
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1768463 - OLEXANDR ZHYDENKO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - BERTHA CUADROS-MELGAR - USP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1549709 - GERMAN LUGONES