PPGFIS PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: 55-11-4996-8396 http://propg.ufabc.edu.br/ppgfis

Banca de QUALIFICAÇÃO: CASSIANO MINORU AONO

DISCENTE : CASSIANO MINORU AONO
DATA : 09/11/2020
LOCAL: meet.google.com/tio-tfjm-yhc

Dinâmica magnética de aglomerados de nanopartículas magnéticas e sua influência na eficiência da magneto-hipertermia

O uso de nanopartículas magnéticas na medicina possui várias aplicações, tais como: transporte de fármacos e marcadores para exames de imagem. Além dessas aplicações, essas nanopartículas têm sido usadas para o tratamento de câncer através de hipertermia, pois em escala nanométrica e sob a ação de um campo magnético de alta frequência as nanopartículas derivadas de ferritas liberam calor de maneira localizada, essa técnica é conhecida como magneto-hipertermia. A otimização do processo de liberação de calor das nanopartículas afim de aumentar a eficiência da morte celular é um problema em aberto. Estudos anteriores já mostraram que este problema é multifatorial, há influência da anisotropia magnética das nanopartículas, características do campo e efeitos de aglomeração. As simulações computacionais se inserem no contexto de auxiliar em um estudo mais sistemático destes diferentes fatores, durante este trabalho desenvolveu-se um algoritmo que procura simular a dinâmica magnética das nanopartículas polidispersas e aglomeradas, este algoritmo foi baseado no modelo de Stoner-Wohlfarth fez uso de equações de Monte-Carlo cinético. Fez-se a validação do modelo através da comparação dos resultados de simulação com o resultado experimental.

Presidente - Interno ao Programa - 2605463 - JOSE ANTONIO SOUZA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1671599 - MARCOS DE ABREU AVILA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - MICHELE APARECIDA SALVADOR - USP
Membro Suplente - Examinador(a) Externo ao Programa - 3120650 - JAMES MORAES DE ALMEIDA