PPGEVD PÓS-GRADUAÇÃO EM EVOLUÇÃO E DIVERSIDADE FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgevd

Banca de DEFESA: EDIMAR AGNALDO MOREIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : EDIMAR AGNALDO MOREIRA
DATA : 05/06/2020
LOCAL: Universidade Federal do ABC, campus São Bernardo do Campo

ASPECTOS ECOLÓGICOS E MOLECULARES DA DIGESTÃO DA LIGNOCELULOSE EM CUPINS SUPERIORES NEOTROPICAIS

A evolução dos cupins foi marcada pela mudança na composição dos simbiontes do trato digestivo e aquisição de estratégias mais eficientes para a digestão da lignocelulose resultando na diversificação da dieta, sendo que a sua capacidade de sobreviver está relacionada aos mecanismos digestivos utilizados para extrair a maior parte dos nutrientes disponíveis em substratos lignocelulósicos. Entretanto, alguns aspectos da digestão da lignocelulose na maioria dos cupins neotropicais ainda são pouco conhecidos havendo a necessidade de se implantar pesquisas que retratem melhor esses organismos. O objetivo geral desta proposta foi estudar a estrutura da comunidade de microrganismos simbiontes em cupins superiores neotropicais integrando análises ecológicas e moleculares em relação a digestão da lignocelulose e aspectos do forrageamento. Para avaliar os objetivos propostos, foram utilizados o sequenciamento Illumina dos genes 16S e ITS rRNA e análise pela captura de imagens e morfometria da população forrageira. Nossos resultados indicam que a microbiota associada ao trato digestivo e estruturas do ninho são capazes de atuar na digestão de lignocellulose, e a diversidade microbiana apresenta diferenciação de acordo com a espécie estudade e hábitos de forrageamento das espécies avaliadas. Ao caracterizar a população forrageira nosso estudo sugere que há padrões morfológicos especializados a funções diferentes dentro da mesma casta em Cornitermes cumulans, bem como nesta espécie os operários são responsáveis pela exploração, descoberta do alimento e recrutamento dos demais.

Presidente - Interno ao Programa - 1848397 - ALBERTO JOSE ARAB OLAVARRIETA
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 1229106 - IVES HAIFIG
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - DANIEL ALEJANDRO AGUILERA OLIVARES
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - MAURÍCIO MARTINS DA ROCHA - USP