PPGEVD PÓS-GRADUAÇÃO EM EVOLUÇÃO E DIVERSIDADE FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgevd

Banca de QUALIFICAÇÃO: NATHALIA MORESCHI BRANDT

DISCENTE : NATHALIA MORESCHI BRANDT
DATA : 02/12/2019
LOCAL: sala S24, Térreo, Bloco Delta, Campus SBC da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Alameda da Universidade, s/n, Bairro Anchieta - São Bernardo do Campo, SP

CARACTERIZAÇÃO DA DIVERSIDADE GENÉTICA DE DUAS POPULAÇÕES DE MACACOS-PREGO DAS ESPÉCIES Sapajus xanthosternos E Sapajus libidinosus

Os macacos-prego do gênero Sapajus, assim como os demais macacos neotropicais, são importantes espécies bandeiras para os biomas brasileiros especialmente aqueles mais degradados como a Mata Atlântica e o Cerrado. As espécies Sapajus xanthosternosSapajus libidinosus sofrem devido a perda de habitat, pressão de caça e o comércio ilegal de animais de estimação. Neste projeto será estimada a variabilidade de duas populações de macacos-prego: uma de Sapajus xanthosternos, encontrada na Reserva Biológica da Una, no bioma Mata Atlântica e uma de Sapajus libidinosus, encontrada na fazenda privada Boa Vista, no munícipio de Gilbués, no bioma Cerrado. Amostras fecais previamente obtidas serão genotipadas para locos de microssatélites. Com base nesses genótipos, indicadores de diversidade genética (riqueza alélica e heterozigosidade) e o coeficiente de endogamia serão calculados. Além disso, será verificado se essas populações apresentam evidência de gargalo populacional recente. Tais estimativa serão comparadas entre as duas populações para avaliar os efeitos da perda de habitat em ambas, considerando o diferente grau de ameaça enfrentado por elas. Como S. xanthosternos encontra-se criticamente ameaçada, espera-se encontrar menores indicadores de diversidade genética e evidência de endogamia e gargalo populacional na população desta espécie, em relação à população de S. libidinosus, que é tida como melhor conservada.

Presidente - Interno ao Programa - 1908726 - CIBELE BIONDO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ALEXANDRA SANCHES - UFSCAR
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - MARCOS TOKUDA
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1658925 - SIMONE RODRIGUES DE FREITAS