PPGEVD PÓS-GRADUAÇÃO EM EVOLUÇÃO E DIVERSIDADE FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgevd

Banca de QUALIFICAÇÃO: DOUGLAS DONIZETI DE SOUZA

DISCENTE : DOUGLAS DONIZETI DE SOUZA
DATA : 14/12/2023
LOCAL: Sala 208 do Bloco Zeta do Campus São Bernardo da Universidade Federal do ABC

O mutualismo com bactérias fixadoras de nitrogênio não modifica o efeito positivo das formigas na aptidão das plantas com nectários extraflorais

Mutualismos são interações amplamente difundidas na natureza que aumentam a aptidão das espécies interagentes. As espécies podem interagir com mais de um tipo de mutualista simultaneamente, cada um conferindo recompensas ou serviços específicos. Em plantas, podemos distinguir mutualismos que ocorrem abaixo do solo, por exemplo, associação com bactérias fixadoras de nitrogênio, e acima do solo, como aqueles estabelecidos com formigas protetoras que se alimentam de néctar secretado por nectários extraflorais (NEFs). Em ambas as interações, os carboidratos resultantes da fotossíntese são oferecidos aos parceiros em troca de serviços como nutrição e proteção contra herbívoros. Nesse contexto, pode haver uma demanda conflitante entre funções e/ou entre os diferentes tipos de mutualismos, uma vez que os carboidratos alocados a um mutualismo podem levar à redução de carboidratos alocados a outros mutualismos. Por outro lado, investir em um certo mutualismo pode aumentar o crescimento da parte aérea das plantas e a fotossíntese geral, gerando feedback positivo, compensando os custos de produção de carboidratos e favorecendo o estabelecimento de vários tipos de mutualismos em uma mesma planta. Esses efeitos negativos ou positivos entre mutualismos poderiam ser regulados por fatores ambientais, como luz e nutrientes disponíveis como recursos para as plantas. Nesta meta-análise, investigamos se o mutualismo nutricional proporcionado por bactérias fixadoras de nitrogênio (i) altera a magnitude do efeito das formigas sobre a aptidão das plantas com NEFs, e se seu efeito é dependente (ii) do tipo de vegetação, se mais aberta ou florestada (um proxy para a disponibilidade de luz) e (iii) da disponibilidade de nitrogênio no solo. Realizamos uma busca quantitativa sistemática na literatura e extraímos 151 tamanhos de efeito de 35 estudos de caso avaliando o efeito de formigas na aptidão das plantas. Nossos resultados mostram que as formigas possuem um efeito positivo sobre a aptidão das plantas e esse efeito positivo não difere entre plantas nodulantes e não nodulantes. Esse padrão é uma evidência de que as plantas podem se beneficiar de múltiplas interações mutualistas sem interferência substancial entre elas. Além disso, o efeito do mutualismo nutricional sobre a magnitude do efeito da formiga não depende do tipo de vegetação ou da concentração de nitrogênio no solo. Nesse caso, mesmo os gradientes ambientais que modificam significativamente o custo desses mutualismos não modificaram o efeito neutro da nodulação sobre o resultado do mutualismo formiga-planta do ponto de vista da planta. No entanto, pode haver condições em que os conflitos persistam e dificultem o estabelecimento de mais de um tipo de mutualismo.

Presidente - Interno ao Programa - 2887832 - ANSELMO NOGUEIRA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1762351 - NATALIA PIRANI GHILARDI LOPES
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - CAMILA DE TOLEDO CASTANHO
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - TAMIRIS DAIANE DELGADO DE LIMA - UNESP