PPGEVD PÓS-GRADUAÇÃO EM EVOLUÇÃO E DIVERSIDADE FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgevd

Banca de DEFESA: ISABELLA MARIA CASSIMIRO FIGUEIREDO

DISCENTE : ISABELLA MARIA CASSIMIRO FIGUEIREDO
DATA : 21/08/2023
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/simone-44

EFEITOS DO RUÍDO E DA PAISAGEM SOBRE ATROPELAMENTOS DE MAMÍFEROS

A presença da malha viária acarreta mudanças no uso da terra e geram impactos sobre a biodiversidade. A resposta da biodiversidade aos impactos de rodovias relaciona-se com os atributos das espécies e com as características relacionadas às rodovias. Os atropelamentos de fauna constituem um dos impactos mais relevantes, e não ocorrem de modo aleatório, pois sofrem influência de aspectos da rodovia e da paisagem ao redor. Em conjunto aos atropelamentos, o ruído tem grande influência sobre as populações animais, especialmente porque sua zona de impacto possui um dos maiores alcances na paisagem ao redor. A expansão iminente de rodovias e o aumento do tráfego de veículos torna essencial o estudo sobre o impacto de ruídos e atropelamentos em populações animais. Desse modo, o objetivo do estudo é avaliar a influência de ruídos e da estrutura da paisagem sobre atropelamentos de aves e mamíferos em rodovias presentes no Corredor Cantareira-Mantiqueira. Para isso, foram utilizados dados sonoros obtidos em diferentes sítios amostrais ao longo da área de estudo, dos quais foi extraído o Índice de Paisagem Sonora de Diferença Normalizada (NDSI), para inferir a antropofonia. O efeito do valor médio de NDSI e das classes de uso do solo sobre 267 atropelamentos de aves e mamíferos foi avaliado. Para os dois grupos, foi obtido uma relação positiva entre cobertura florestal e agropecuária e os atropelamentos, enquanto a proporção de corpos d’água e o NDSI foram negativamente relacionados às ocorrências para mamíferos. Apesar de marginalmente significativo, o ruído indicou efeito sobre os atropelamentos de aves. O efeito da antropofonia pode estar relacionado ao comportamento de evitação de rodovias causado por ruídos e à menor ocorrência de espécies no entorno de rodovias. Ainda que possua lacunas, associar como os atropelamentos são influenciados por ruídos fornece uma nova perspectiva quanto ao padrão de mortalidade de fauna em rodovias, o que permite também a proposição de medidas de mitigação a partir de abordagens diferentes. Devido ao alcance de sua perturbação, é plausível que a antropofonia reflita nos impactos diretos relacionados às rodovias, como a mortalidade de fauna.

Presidente - Interno ao Programa - 1658925 - SIMONE RODRIGUES DE FREITAS
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ELISA HARDT ALVES VIEIRA - UNIFESP
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - JULIA CAMARA ASSIS
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1908726 - CIBELE BIONDO