PPGEVD PÓS-GRADUAÇÃO EM EVOLUÇÃO E DIVERSIDADE FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgevd

Banca de QUALIFICAÇÃO: DANIEL FERREIRA CEROULA

DISCENTE : DANIEL FERREIRA CEROULA
DATA : 28/07/2023
LOCAL: Remoto

Capacidade Atlética em Pterossauros

Os pterossauros possuíam uma morfologia única entre os vertebrados voadores e, portanto, não é possível uma comparação direta com vertebrados vivos em relação à sua locomoção terrestre. Neste estudo, utilizamos os Índices de Capacidade Atlética para inferir aspectos sobre a proficiência terrestre dos pterossauros. Foram estimados a massa corporal e os índices de força de flexão e carga axial para o úmero e fémur de 25 exemplares de pterossauros não-pterodactilóides e pterodactilóides. Utilizámos modelos de regressão linear para investigar a relação dos índices de capacidade atlética entre os dois estilopódios e a relação destes índices com a massa corporal. Também comparámos os valores dos índices com os de outros animais extintos e vivos. Os resultados para ambos os índices mostram valores mais elevados para o úmero do que para o fémur, indicando uma maior força relativa dos membros anteriores em comparação com os posteriores para forças de flexão e compressão axial, e uma relação negativa entre ambos os índices e a massa corporal. Comparados com os de outros vertebrados quadrúpedes, estes valores são consistentes com uma boa capacidade de locomoção terrestre para todos os pterossauros aqui analisados, mesmo para formas basais que se pensava terem limitada capacidade de locomoção terrestre.

Presidente - Interno ao Programa - 1154247 - FABIANA RODRIGUES COSTA NUNES
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - LEONARDO MORATO DUARTE - UFOB
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - TAISSA RODRIGUES MARQUES DA SILVA - UFES
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1669156 - GUILHERME CUNHA RIBEIRO