PPGEVD PÓS-GRADUAÇÃO EM EVOLUÇÃO E DIVERSIDADE FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgevd

Banca de QUALIFICAÇÃO: MATHEUS PONTES NOGUEIRA

DISCENTE : MATHEUS PONTES NOGUEIRA
DATA : 29/04/2021
LOCAL: meet.google.com/qor-tfjh-bcy

Evolução da distribuição geográfica de serpentes e anfíbios anuros na região Neotropical

Diversos processos biogeográficos foram propostos na literatura para tentar explicar o grande endemismo e riqueza de espécies da região Neotropical. Entre eles, o surgimento da diagonal de vegetações abertas da América do Sul composta pelo Cerrado, Caatinga, Chaco e Pampas, que separou um grande bloco florestal nas atuais Mata Atlântica e Amazônia. Apesar dessa separação, diversos corredores de dispersão através da diagonal foram propostos na literatura. Este projeto tem como objetivo investigar qual destes corredores de dispersão deve ter sido o mais utilizado por dois grupos de anfíbios e répteis amplamente distribuídos na região Neotropical, o gênero de anfíbios anuros Leptodactylus e o gênero de serpentes Bothrops. Para isso, nós utilizamos filogenias datadas dos dois grupos e reconstruímos a distribuição ancestral de todos os seus ancestrais hipotéticos utilizando o pacote BioGeoBEARS no programa R. A partir dos modelos de reconstrução, observamos os processos de dispersão ao longo das filogenias destacando àqueles que sugerem a utilização de algum corredor de dispersão. Dos seis modelos implementados para cada grupo, os mais bem avaliados foram DECTS e DIVALIKETS para Leptodactylus e Bothrops, respectivamente. As dispersões reconstruídas pelos modelos sugerem principalmente a utilização do corredor andino para os dois grupos, apesar de não tão claras para o gênero Leptodactylus. Os resultados encontrados validam a hipótese do corredor andino como o mais importante e o mais antigo para os grupos de organismos analisados.

Presidente - Interno ao Programa - 1804548 - RICARDO JANNINI SAWAYA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1763457 - VANESSA KRUTH VERDADE
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - MARCIO ROBERTO COSTA MARTINS - USP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1908726 - CIBELE BIONDO