PPGEVD PÓS-GRADUAÇÃO EM EVOLUÇÃO E DIVERSIDADE FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgevd

Banca de DEFESA: MARIA CAROLINA RODELLA MANZANO

DISCENTE : MARIA CAROLINA RODELLA MANZANO
DATA : 03/12/2020
LOCAL: meet.google.com/off-xyja-swt

Influências ambientais e bióticas: entendendo a diversidade acústica em comunidades de anfíbios anuros de Mata Atlântica

Anfíbios anuros são um modelo ideal para estudos sobre comunicação acústica uma vez que vocalizam em conjunto, formando coros multi-espécies durante períodos reprodutivos. Muitos aspectos parecem afetar os sinais acústicos nesse grupo, incluindo tamanho corporal, condições climáticas, estrutura da vegetação e interações bióticas. Entender como o canto de anúncio de espécies de anuros varia ao longo de comunidades é cada vez mais relevante, principalmente em ambientes fortemente ameaçados como a Mata Atlântica. Assim, o objetivo geral desse trabalho foi investigar a diversidade acústica em diferentes comunidades de anfíbios anuros ao longo da Mata Atlântica do sudeste do Brasil, a partir de cinco objetivos específicos separados em dois capítulos. A coleta de dados foi realizada em dez comunidades, entre setembro de 2018 e março de 2019, e compreendeu informações sobre a diversidade de espécies, filogenética, funcional e acústica em cada local, além de variáveis relacionadas a vegetação e condições climáticas. No primeiro capítulo descrevemos o canto de anúncio de 18 espécies de anuros e preenchemos lacunas de informações existentes na literatura. A partir de análises de regressão, fornecemos informações sobre a relação entre tamanho do corpo e frequência dominante, e temperatura do ar e duração do canto para todas as espécies. Não observamos qualquer padrão na relação entre esses parâmetros, com poucas espécies apresentando relações significativas, apesar de sempre negativas. No segundo capítulo investigamos os padrões no uso do espaço acústico a partir de uma abordagem de modelos nulos, incluindo a composição de espécies e a variação intraespecífica. Observamos que tanto indivíduos como espécies contribuem para padrões não-aleatórios do espaço acústico. Também observamos que a diversidade acústica das comunidades de anuros parece ser positivamente relacionada à diversidade funcional e à densidade da vegetação de entorno. De modo geral, fornecemos informações novas em nível de espécie e comunidades. Investigamos e descrevemos a variação intraespecífica do canto de anúncio, e exploramos os padrões de ocupação do espaço acústico em comunidades ecológicas. Por fim, nossos resultados reforçam o valor das paisagens acústicas como recursos ecossistêmicos, cuja assinatura sonora não seria encontrada em nenhum outro lugar com o mesmo padrão.

Presidente - Interno ao Programa - 1804548 - RICARDO JANNINI SAWAYA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1768895 - GUSTAVO MUNIZ DIAS
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - DENISE DE CERQUEIRA ROSSA-FERES - UNESP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1763457 - VANESSA KRUTH VERDADE