Construção de um website sobre a física dos neutrinos para alunos do ensino médio
O presente trabalho tem a finalidade de aproximar um tema da Física
Contemporânea com estudantes e professores do ensino médio. Com base no contexto educacional brasileiro, sabemos que a Ciência produzida atualmente é pouco discutida em sala de aula e muitas vezes de maneira muito superficial. Desta forma, interessados nos temas contemporâneos de Ciências devem pesquisar de maneira autônoma. Mesmo assim, os curiosos de plantão esbarram na falta de material didático em nosso idioma; muito disso deve-se ao distanciamento entre os pesquisadores de fronteira e o ensino básico. Visando diminuir esse abismo, criamos e aplicamos um produto educacional que aborda a física dos neutrinos, uma Ciência que está sendo construída atualmente. Esse produto educacional consiste em um website com linguagem acessível ao público alvo. Para testar a aceitação deste produto, apresentamos o site a um grupo de alunos do ensino médio, aplicamos uma sequência didática com ênfase no ensino híbrido e posteriormente realizamos uma pesquisa de satisfação junto aos alunos participantes. Esta dissertação fornece os detalhes da criação do website, da aplicação da sequência didática com o seu uso e o feedback dos alunos, além do guia do professor, que consiste em um manual de orientações para o uso do produto educacional.