O FENÔMENO DO BATIMENTO E O PRINCÍPIO DE INDETERMINAÇÃO
Neste trabalho apresentamos um produto educacional que trata de ensinar propriedades de Física Ondulatória para alunos do segundo e terceiro anos do ensino médio. Especial ênfase é dada aos fenômenos de Interferência e Batimento, sendo este último estendido para a formulação do princípio da indeterminação (incerteza). O produto consiste em uma sequência didática de 4 aulas onde são usadas ferramentas (objetos) de cena didática interativas e de multimídia. Particular atenção é dada ao simuladores de ensino Phet no uso de seus laboratórios virtuais que mostram efeitos ondulatórios pertinentes a presente sequência didática. O uso de instrumentos musicais e de objetos de uso caseiro também são discutidos de maneira breve. O método pedagógico para aprendizagem dos temas envolvidos foi baseado nos 3 Momentos Pedagógicos. Como fundamentação teórica para o leitor desta dissertação, usamos livros-texto de nível de Graduação em Física e de cursos de Física Básica do curso universitário. O Produto foi aplicado para duas turmas do ensino médio em que apenas uma das quais já havia lidado com Física Ondulatória. Os resultados da dinâmica destes dois grupos revelaram-se bastante semelhante.