Um conto, um quantum: Investigação do potencial de séries de narrativas discretas para a introdução de tópicos da Teoria Quântica em sala de aula
A inserção de tópicos de Física Moderna e Contemporânea (FMC) em nível médio é advogada por um número cada vez maior de acadêmicos que refletem sobre a prática docente vinculada à dita disciplina (PEREIRA 2009 constitui ótimo exemplo de revisão bibliográfica sobre as diversas aproximações conduzidas). Entretanto, as dificuldades estruturais – que se iniciam na abstração do próprio conteúdo, perpassam pela formação do professor e desembocam nas falhas e/ou faltas constatadas na fundamentação conceitual dos alunos – constituem, enquanto conjunto, forte fator desencorajador ante a opção pela abordagem desta temática. Visando colaborar para a formação de elementos estruturantes que acomodem, adequadamente, os revolucionários conceitos quânticos nos esquemas essencialmente clássicos de articulação cognitiva de alunos e professores, o presente trabalho pretende organizar, por meio de uma série de narrativas, um introito à Física Quântica que seja capaz de, interagindo diretamente com o leitor destinatário, identificar imperfeições e/ou lacunas conceituais, corrigi-las dinamicamente e oferecer uma visão honesta do processo de construção científica, tipicamente deturpado em sala de aula – pela atuação indireta do programa conteudista de ensino. Como referencial teórico admitido para sustentar e desenvolver o potencial das narrativas como veículos do processo de ensino-aprendizagem, este trabalho considerará o trabalho do psicólogo estadunidense Jerome Bruner que, na fase final de sua vida, dedicou-se exaustivamente à investigação dos esquemas narrativos e da sua influência no pensamento humano, especialmente como o ser humano neles se apóia para conferir forma às suas experiências e, portanto, para comunicar situações de aprendizagem. Paralelamente, para inspirar uma análise crítica dos desvios técnicos e conceituais constatados, os textos (contos, em sentido mais estrito, denominados “Um conto, um quantum – narrativas discretas sobre os primeiros passos da Teoria Quântica”) apoiar-se-ão na ideia de obstáculos epistemológicos, tais como sugeridas originariamente pelo filósofo e epistemólogo francês Gaston Bachelard e adaptadas, em versão pedagógica, por outros autores (PESSANHA e PIETROCOLA, 2013). De início, intenciona-se proporcionar, aqui, uma visão condensada dos referenciais teóricos para que se possa prosseguir com uma descrição mais adequada das narrativas e dos resultados advindos de uma primeira aplicação deste material. Estes resultados serão devidamente comentados nas conclusões, acompanhados de uma análise que refaz, criticamente, toda a elaboração e condução da dita proposta.