MNPEF MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FISICA - S FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgmnpef

Banca de DEFESA: LEANDRO SILVA DE OLIVEIRA

DISCENTE : LEANDRO SILVA DE OLIVEIRA
DATA : 18/02/2020
LOCAL: sala 305, 3º andar, Bloco B, Campus SA da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Avenida dos Estados, 5001, Santa Terezinha, Santo André, SP

REFRAÇÃO E REFLEXÃO INTERNA TOTAL DA LUZ: UM EXPERIMENTO ENGAJADOR PARA O ENSINO MÉDIO

O objetivo deste trabalho foi de elaborar e aplicar uma sequência didática centrada na participação direta do aluno do início ao fim, como sendo protagonista nesse processo. Para isso foram realizadas atividades que
envolvam ferramentas educacionais digitais e experimento de refração e reflexão interna total da luz, de forma a engaja-los nos estudos. O experimento elaborado tende a viabilizar a prática educacional em sala de aula, provando a lei de Snell e promovendo uma aprendizagem significativa. Essa sequência foi realizada com alunos do Ensino Médio do 2ºAno, de uma escola pública estadual de São Paulo, no município de Itaquaquecetuba, com faixa etária entre 16 e 18 anos. A aplicação da proposta deste trabalho com a utilização de mapas conceituais resultou em dados anteriores e posteriores para análise de uma pesquisa qualitativa. Com este trabalho, foram observados dois pontos principais: os conhecimentos científicos desses alunos e a habilidade com a trigonometria eram limitados; e o engajamento dos mesmos após realizarem os estudos utilizando a proposta desta sequência didática. Após a execução deste trabalho, os alunos passaram a ser mais participativos, observadores e questionadores, tendo uma visão diferente sobre o ensino de física e e possibilitou um conhecimento cientifico menos simplista do conteúdo estudado. O ensino passou a ser motivador e a aprendizagem passou a fazer sentido para os estudantes.

Presidente - Interno ao Programa - 1545741 - MARCELO OLIVEIRA DA COSTA PIRES
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - MIKIYA MURAMATSU - USP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1488255 - LUCIO CAMPOS COSTA
Membro Suplente - Examinador(a) Externo ao Programa - 1762413 - LUCIANO SOARES DA CRUZ