MNPEF MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FISICA - S FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgmnpef

Banca de DEFESA: RAMON FELIPE BERTASI

DISCENTE : RAMON FELIPE BERTASI
DATA : 05/11/2019
LOCAL: Auditório, 8º andar, Bloco B, Campus SA da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Avenida dos Estados, 5001, Santa Terezinha, Santo André, SP

ENSINO POR PROJETOS DE FORMA DIVERSIFICADA: UM EXEMPLO NA ELETRODINÂMICA

Um dos maiores problemas do ensino de Física consiste na desmotivação dos alunos em serem obrigados em aprender uma matéria que não tem contexto para sua formação. Essa desmotivação faz com que, na maioria das vezes a Física seja tratada por eles como algo inútil e sem sentido. Nessa perspectiva o presente trabalho apresenta o ensino por projetos de forma diversificada (EPDF) onde propõe o ensino de Física através de três vertentes: História e Filosofia da Ciência (HFC), Ciência Tecnologia e Sociedade (CTS) e Física com Prática Tecnológica (FPT) onde o objetivo é de fornecer autonomia para que o aluno escolha a forma de aprender o conteúdo de Física que mais se encaixe com suas demandas educacionais. Na primeira parte da pesquisa os alunos inscritos participaram das três vertentes ao mesmo tempo para que fossem analisadas as demandas educacionais, já na segunda parte da pesquisa os alunos escolheram as vertentes que achavam mais adequadas a suas necessidades. Durante os três cursos os alunos realizam pequenos projetos e finalizam o curso construindo um jornal onde puderam apresentar um pequeno artigo de pesquisa e divulgar os trabalhos entre as vertentes. Os alunos também participaram de uma pesquisa semiestruturada sendo possível analisar seus feed back’s sobre a proposta e a experiência vivida durante o curso. O produto educacional contém uma sequência de ensino para cada vertente com as aulas disponíveis em PDF para que os professores possam utilizá-las. O trabalho mostrou resultados promissores por trazer mais motivação e empenho por parte dos alunos durante as aulas e por respeitar as diferentes demandas educacionais dos alunos.

Presidente - Interno ao Programa - 1032643 - GRACIELLA WATANABE
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1780373 - LAURA PAULUCCI MARINHO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - GLAUCO DOS SANTOS FERREIRA DA SILVA - CEFET/RJ
Membro Suplente - Examinador(a) Externo ao Programa - 1660201 - BRENO ARSIOLI MOURA