MNPEF MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FISICA - S FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgmnpef

Banca de DEFESA: MARCELO PERES VIO

DISCENTE : MARCELO PERES VIO
DATA : 29/06/2023
LOCAL: Híbrido e Santo André

Perspectivas históricas ao Princípio da Mínima Ação: contribuições ao ensino de Óptica

O Currículo Paulista é um documento oficial que estabelece diretrizes pedagógicas para os ensinos fundamental e médio em São Paulo. No entanto, em alguns momentos, o currículo do ensino médio parece não ter realizado uma análise aprofundada do currículo do ensino fundamental, o que pode resultar em lacunas no aprendizado dos estudantes. Um exemplo disso é a óptica geométrica, que recebe pouca atenção nos anos finais do ensino fundamental, assim como o papel da história da ciência para o letramento científico, que não está claramente delineado na etapa do ensino médio. Reconhecendo essa necessidade de aprimoramento, esta dissertação propõe uma sequência didática de seis aulas que aborda de forma introdutória conceitos e princípios da óptica geométrica por meio de vídeos sobre perspectivas históricas ao princípio da mínima ação. Essa sequência conta também com um site que não apenas disponibiliza os vídeos, mas apresenta todas as práticas, abordagens e atividades presentes nesse material, oferecendo aos professores uma forma organizada e fácil de acessar o conteúdo completo. Vale destacar que esse material apresenta também uma atividade experimental que consiste em analisar propriedades de uma cicloide e relacioná-las com o famoso problema da braquistócrona, conforme apresentado em um dos vídeos. Essa atividade prática fortalece a compreensão contextualizada da óptica geométrica, estabelecendo conexões entre teoria e prática. Ao incorporar o multiculturalismo, os vídeos não apenas discutem aspectos científicos, mas também valorizam a diversidade cultural. A sequência didática proposta inclui ainda uma atividade de sistematização inspirada na metodologia ativa World Café. Por meio do World Café os alunos compartilham ideias e perspectivas sobre a importância da valorização e representatividade das mulheres na ciência. Embora não tenham sido realizadas avaliações formais, a aplicação dessa sequência didática em uma turma da primeira série do ensino médio apresentou indícios promissores com relação ao aprendizado dos alunos. Em geral, os estudantes apresentaram bom engajamento e participação no decorrer das atividades propostas, o que nos leva a acreditar que o uso de abordagens históricas, juntamente com atividades diversificadas, pode contribuir para a aprendizagem dos alunos.

Presidente - Interno ao Programa - 1652541 - LETICIE MENDONCA FERREIRA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1032643 - GRACIELLA WATANABE
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - JOSÉ ABDALLA HELAYËL-NETO - CBPF
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1762438 - JEAN JACQUES BONVENT