Uso de Mídias Digitais no Ensino de Astronomia e Astrofísica e sua Utilização no Processo de Ensino-Aprendizagem
Astronomia e Astrofísica estão presentes no
cotidiano da sociedade há muito tempo. Como ciências e áreas de
conhecimento, elas vêm sendo cada vez mais formalizadas e divulgadas,
assim auxiliando a humanidade em diversas situações de necessidade. Por
esse motivo, tópicos relacionados a essas áreas estão presentes em
currículos de várias redes de ensino, com seus assuntos sendo abordados
em diversos componentes curriculares, como Ciências, Geografia e Física.
Porém, a abordagem dessa temática encontra alguns dificultadores, como a
defasagem na formação de professores sobre esses assuntos e a forma como
estes são apresentados aos alunos. Assim, utilizando como norteador a
Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia de Richard Mayer e o
currículo da rede estadual de São Paulo, desenvolvi uma sequência
didática utilizando videoaulas, se aproveitando de animações aliadas a
uma narração. A elaboração de videoaulas foi pensada para que estas
sirvam como ferramentas para potencializar o ensino de astrofísica no
ambiente escolar. O desenvolvimento do trabalho envolveu uma pesquisa
inicial para realizar o levantamento de conhecimentos prévios dos
estudantes e então comparar esses resultados com a avaliação final,
aplicada após a apresentação do material. Essa comparação mostrou uma
evolução no conhecimento sobre astronomia apresentado pelos estudantes,
mas não sem a necessidade de intervenções do professor para realizar
discussões acerca do tema.