Do elétron aos supercondutores: discutindo a condução elétrica a partir de um recurso multimídia.
Neste trabalho apresentamos um recurso multimídia para a discussão da
condução elétrica nos materiais em nível de Ensino Médio. Foram elaborados três
vídeos que incorporam os elementos da Teoria Cognitiva de Aprendizagem Multimidia
(TCAM), desenvolvida por Richard Mayer. Na abordagem adotada para discutir o tema,
introduzimos inicialmente os aspectos microscópicos da matéria, como as estruturas
atômica e cristalina, e discutimos a visão clássica da condução elétrica nos metais. Os
vídeos também contemplam uma discussão aprofundada da lei de Ohm, focando na
interpretação da representação gráfica da primeira lei. São ainda discutidos os aspectos
físicos que influenciam a condutividade elétrica nos materiais e as propriedades básicas
dos supercondutores, focando no efeito Meissner, responsável pelo fenômeno da
levitação magnética. O produto educacional desenvolvido foi aplicado em duas turmas
da terceira série do Ensino Médio seguindo a metodologia ativa da sala de aula invertida
(SAI). De forma a avaliar qualitativamente o aprendizado dos alunos, comparamos as
respostas dos estudantes a um mesmo questionário aplicado no início e ao final da
intervenção didática do professor.