Ensino de energia na perspectiva da aprendizagem significativa usando ensino por investigação
Essa dissertação é fruto de um trabalho que começou antes da pandemia causada pelo vírus SARS-CoV-2, da COVID-19, e foi concluído em 2022. Sua constituição se deu a partir da elaboração e aplicação de um produto educacional com foco no ensino e na aprendizagem de Física no ensino médio. Como produto resultante, foi desenvolvida uma sequência didática baseada no Ensino por Investigação e estruturada seguindo os oito passos das Unidades de Ensino Potencialmente Significativas, propostas por Moreira (2012), tendo como conteúdo de Física o tema Energia e suas transformações. O ensino por investigação se configura como uma metodologia de ensino em que o estudante participa ativamente de sua aprendizagem estimulando e potencializando a autonomia e a alfabetização científica. Diante disso, em cada passo da sequência didática foram inseridos fundamentos básicos desta metodologia que são: o problema, a sistematização e a contextualização do conhecimento. As etapas e atividades da sequência didática foram pensadas e elaboradas de maneira a favorecer o diálogo e a reflexão dos estudantes, estimulando o seu protagonismo frente à sua aprendizagem por meio do levantamento de hipóteses, da elaboração de questões acerca de um problema e da busca conjunta de soluções. A dinâmica percorrida nas atividades fortaleceu a construção do conhecimento dos estudantes de forma solidária e competente. O produto educacional, que se constituiu como objetivo geral deste trabalho, apresentou como desafio o entendimento, por parte dos estudantes, de conceitos de Física que permitissem explicar fenômenos naturais à sua volta, reconhecer as transformações de energia no dia a dia e a importância da energia para a humanidade. A sequência didática foi aplicada em uma escola pública. O público-alvo deste trabalho foram os estudantes da primeira série do ensino médio do período noturno. Durante a aplicação do produto educacional observou-se que os estudantes conseguiram relacionar seus conhecimentos prévios com os novos conceitos a eles apresentados, formando novas ideias que puderam ser discutidas entre os pares, passando do conhecimento espontâneo para o conhecimento científico de forma ativa e engajada.