MNPEF MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FISICA - S FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgmnpef

Banca de DEFESA: HILTON KOITI SATO

DISCENTE : HILTON KOITI SATO
DATA : 09/11/2022
LOCAL: por participação remota

Uma abordagem para o conceito de Energia utilizando simuladores no ensino de Física

Este trabalho desenvolveu um produto educacional que usa simuladores no ensino do conceito de energia em física para alunos do ensino médio, utilizando-se de uma situação-problema inicial de modo a viabilizar a construção do conhecimento e reestruturação dos conceitos prévios dos alunos. A proposta está baseada na Teoria Cognitiva de Aprendizagem Multimídia (TCAM) desenvolvida por Richard E. Mayer com a Sequência de Ensino Investigativa (SEI) proposta por Anna Maria Pessoa de Carvalho. O produto deste trabalho foi aplicado com 190 (centro e noventa) alunos de duas escolas de ensino médio público profissionalizante (Etecs), uma em São Paulo/SP e outra em Guarulhos/SP. Todos os alunos tiveram acesso aos mesmos simuladores e materiais de estudo. Foram coletadas informações dos conhecimentos prévios de cada aluno bem como uma avaliação diagnóstica dos conhecimentos adquiridos e uma avaliação qualitativa da aplicação do produto, utilizando-se de questões abertas e de múltipla escolha. Realizou-se uma análise das respostas e pode-se verificar que, além de servir de estímulo para o estudo, os simuladores foram bem aceitos e conseguiu-se, através do uso da metodologia proposta por este trabalho, resultados positivos para a aquisição, reestruturação e retenção dos conceitos relacionados à energia pelos alunos. Por meio da análise dos questionários e das discussões realizadas em sala de aula, constatou-se uma significativa evolução e no desempenho dos alunos. Pode-se observar, também, um aumento na autonomia e independência na busca de informações e troca de conhecimento entre os alunos, favorecendo a socialização e o envolvimento daqueles que possuíam alguma timidez, principalmente em expor suas ideias e seus pontos de vista.

Presidente - Interno ao Programa - 1780373 - LAURA PAULUCCI MARINHO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1032643 - GRACIELLA WATANABE
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - EDSON FIRMINO VIANA DE CARVALHO - UFMA
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1770888 - CELIO ADREGA DE MOURA JUNIOR