MNPEF MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FISICA - S FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgmnpef

Banca de DEFESA: PAULO ROBERTO PRATT CORREA

DISCENTE : PAULO ROBERTO PRATT CORREA
DATA : 12/05/2022
LOCAL: por participação remota

ENSINO DE ONDAS NO COTIDIANO

Atualmente a ideia de onda que os alunos do ensino médio possuem na grande maioria das vezes se resume apenas ao que acontece no mar sem perceberem facilmente outros exemplos palpáveis de ondas em sua vivência. No campo da Física sabemos que uma onda é qualquer perturbação que se transmite de um ponto a outro sem que haja transporte de matéria. Nesta dissertação propomos levar para a sala de aula o tópico de ondas, enfatizando as ondas eletromagnéticas e mecânicas assim como os tipos de propagação e vibração, sob a ótica das ideias de Jerome Bruner. Para este trabalho foram usados os métodos diferenciáveis como Ensino Sob Medida (ESM) e Sala de Aula Invertida conectados com a cultura do aluno, que tenderão a transformar o aluno em um investigador do conhecimento com condições de alcançar um significado do que está aprendendo na escola. A aplicação deste produto educacional levou o aluno a realizar muitas pesquisas e reflexões sobre o que acontece no meio ambiente quando pensam em ondas e pelos resultados apresentados a aprendizagem foi produtiva, mesmo usando meios tecnológicos como Google Sala de Aula e Whatsapp, que foram muito eficazes na época da pandemia do Coronavírus.

Essa aplicação foi feita em forma de revisão para 110 alunos do terceiro ano do Ensino Médio para que fosse possível consolidar o que foi visto no ano anterior, quando eram do segundo ano. Inicialmente foi feito um questionário diagnóstico, depois houve uma aplicação de dois experimentos didáticos que forneceram possibilidade para o aluno aprender os conceitos de ondulatória usando os seus recursos, em seguida outros questionários foram aplicados para os seguintes temas: ondas mecânicas, associação entre calor e ondas, ondas eletromagnéticas e suas aplicações e ondas no campo eletromagnético. No final do processo de aplicação os alunos responderam um questionário final para fins de auto-avaliação. De maneira geral, os resultados foram satisfatórios, com alto nível de desempenho nos questionários e aceitação da metodologia.

Com essa aplicação diferenciada visamos contribuir para o ensino de ondas na Física e consequentemente fornecer ao estudante a oportunidade de alcançar a aprendizagem significativa, que é a essência do nosso conhecimento.

Presidente - Interno ao Programa - 1780373 - LAURA PAULUCCI MARINHO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1032643 - GRACIELLA WATANABE
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - RODOLFO VALENTIM DA COSTA LIMA - UNIFESP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1545741 - MARCELO OLIVEIRA DA COSTA PIRES