MNPEF MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FISICA - S FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgmnpef

Banca de DEFESA: FRANCISCO EVERTON PEREIRA MAIA

DISCENTE : FRANCISCO EVERTON PEREIRA MAIA
DATA : 08/12/2021
LOCAL: Online

ANALISANDO O FEITO DE ARQUIMEDES COM O AUXÍLIO DO GEOGEBRA: PODERIA UM NAVIO SER INCENDIADO POR REFLEXÃO DE RAIOS SOLARES?

O presente trabalho tem como proposta o desenvolvimento de um produto educacional voltado ao ensino de óptica geométrica para o segundo ano do Ensino Médio, tendo como motivação a História da Física, em especial sobre a narrativa que conta que o grego Arquimedes de Siracusa (287 a.C. – 212 a.C.) teria incendiado navios utilizando a reflexão de raios solares em espelhos, a problematização do nosso trabalho gira em torno da questão: seria possível incendiar navios por radiação solar refletidas em espelhos? Abordamos o tema na perspectiva da aprendizagem significativa de David Paul Ausubel, da qual destaca os conhecimentos prévios dos estudantes dos quais devem servir de âncoras para a cognição e produzindo desta forma novos conhecimentos. Na construção e aplicação do produto educacional foi adotado diferentes tipos de materiais didáticos: apostila, livros, vídeos, formulários Google, software de geometria dinâmica Geogebra, entre outros. Para o desenvolvimento das aulas adotou-se prática de ensino de metodologia ativa, como sala de aula invertida e debates. A proposta de ensino apresentou melhoras sobre as concepções dos estudantes referentes aos conceitos físicos relativos à óptica geométrica e aumento significativo no engajamento dos discentes com os conteúdos a ser lecionado.

Presidente - Interno ao Programa - 1545176 - MARCELO AUGUSTO LEIGUI DE OLIVEIRA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1762438 - JEAN JACQUES BONVENT
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - LEONARDO SIOUFI FAGUNDES DOS SANTOS - UNIFESP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1780373 - LAURA PAULUCCI MARINHO