MNPEF MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FISICA - S FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgmnpef

Banca de DEFESA: CINTIA APARECIDA CIRILLO

DISCENTE : CINTIA APARECIDA CIRILLO
DATA : 22/06/2021
LOCAL: Sala virtual

MATÉRIA ESCURA: PROPOSTA DE UMA UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA PARA A INTRODUÇÃO DE FÍSICA CONTEMPORÂNEA NO ENSINO MÉDIO

Este trabalho relata a criação e a aplicação de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa que tem como objetivo utilizar conteúdos e experimentos de física clássica para introduzir o conceito de matéria escura para estudantes do ensino médio, como forma de tornar as aulas mais interessantes e despertar a curiosidade para a ciência e para temas atuais da física. Para isso iremos elaborar e estudar as curvas de rotações de três galáxias espirais. A análise de curvas de rotação de galáxias foi o que gerou as primeiras evidências da existência de matéria escura. Nós podemos realizar o estudo dessas curvas de rotação utilizando conceitos básicos sobre o movimento circular, leis de Kepler e gravitação, que estão presentes no currículo das escolas brasileiras.

Presidente - Interno ao Programa - 1676343 - PEDRO GALLI MERCADANTE
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1780373 - LAURA PAULUCCI MARINHO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - VALÉRIA SILVA DIAS - USP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1690814 - GISELLE WATANABE