MNPEF MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FISICA - S FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgmnpef

Banca de DEFESA: WILLIAN CALEGARI BERBEL

DISCENTE : WILLIAN CALEGARI BERBEL
DATA : 22/06/2021
LOCAL: Campus de Santo André

O CREF NA SALA DE AULA: APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NO ENSINO DE FÍSICA

O ensino tradicional de física aplicado nas escolas baseia-se principalmente na transmissão de conhecimentos e na resolução exaustiva de exercícios fechados dos livros didáticos ou vestibulares. Este trabalho apresenta o portal online do CREF (Centro de Referência em Ensino de Física – IF/UFRGS) que é um site gigantesco com muitas perguntas abertas, instigantes e motivadoras para o ensino de física.  Na sua aplicação foi utilizada a metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), na qual é apresentada ao aluno uma situação-problema real do seu cotidiano em que ele deve solucioná-la, identificando os conhecimentos que ele já sabia sobre o assunto, levantando hipóteses, pesquisando sobre novos conhecimentos, investigando e trabalhando em grupo e sendo tutorado pelo professor. Questões selecionadas do CREF e adaptadas para a sala de aula são discutidas por meio da metodologia ABP. A dissertação descreve em detalhes essa dinâmica e, como resultado, apresenta um produto educacional e sua aplicação em sala de aula virtual, como sugestão de uso pelo professor interessado em estratégias diferenciadas na sua prática.

Presidente - Interno ao Programa - 086.947.291-72 - NELSON STUDART FILHO - UFSCAR
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1315289 - JOSE GUILHERME DE OLIVEIRA BROCKINGTON
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - FERNANDO LANG DA SILVEIRA - UFRGS
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1690814 - GISELLE WATANABE