O CREF NA SALA DE AULA: APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NO ENSINO DE FÍSICA
O ensino tradicional de física aplicado nas escolas baseia-se principalmente na transmissão de conhecimentos e na resolução exaustiva de exercícios fechados dos livros didáticos ou vestibulares. Este trabalho apresenta o portal online do CREF (Centro de Referência em Ensino de Física – IF/UFRGS) que é um site gigantesco com muitas perguntas abertas, instigantes e motivadoras para o ensino de física. Na sua aplicação foi utilizada a metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), na qual é apresentada ao aluno uma situação-problema real do seu cotidiano em que ele deve solucioná-la, identificando os conhecimentos que ele já sabia sobre o assunto, levantando hipóteses, pesquisando sobre novos conhecimentos, investigando e trabalhando em grupo e sendo tutorado pelo professor. Questões selecionadas do CREF e adaptadas para a sala de aula são discutidas por meio da metodologia ABP. A dissertação descreve em detalhes essa dinâmica e, como resultado, apresenta um produto educacional e sua aplicação em sala de aula virtual, como sugestão de uso pelo professor interessado em estratégias diferenciadas na sua prática.