MNPEF MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FISICA - S FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgmnpef

Banca de DEFESA: ANA PAULA NOGUEIRA CAMILLO

DISCENTE : ANA PAULA NOGUEIRA CAMILLO
DATA : 15/06/2021
LOCAL: UFABC - Remoto

ENSINO DE ENERGIA SOLAR E EFEITO FOTOVOLTAICO NO ENSINO MÉDIO

O uso da energia solar já é realidade em nossa sociedade, encontramos os painéis fotovoltaicos espalhados pelas cidades. Espera-se que a escola seja um ambiente de conexão com as tecnologias disponíveis e a explicação dos conceitos físicos aplicados. A aula de física do ensino médio se torna responsável em contextualizar os conteúdos desenvolvidos em sala de aula com a realidade do aluno visto que pode ser seu último contato com essa disciplina em sua vida. O trabalho traz uma sequência didática utilizando a metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) abordando conteúdos de energia solar sua captação e conversão em energia elétrica por meio do efeito fotovoltaico. Utilizando-se de recursos como simuladores virtuais, discussões sociais e roteiros experimentais com placas solares e leds, finalizando com uma apresentação de painéis solares caseiros feito com leds. O produto educacional desenvolvido pode ser aplicado em uma disciplina eletiva cujo tema seja fontes de energia limpa seus impactos sociais, ambientais e transformações com objetivo de proporcionar aos alunos uma aprendizagem mais significativa.

Presidente - Interno ao Programa - 1762438 - JEAN JACQUES BONVENT
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1488255 - LUCIO CAMPOS COSTA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - IVAN HELMUTH BECHTOLD - UFSC
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1767083 - FELIPE CHEN ABREGO