MNPEF MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FISICA - S FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgmnpef

Banca de DEFESA: DIOGENES HELIO DE OLIVEIRA

DISCENTE : DIOGENES HELIO DE OLIVEIRA
DATA : 04/12/2020
LOCAL: Por participação remota

Instrumentalização do professor de física: o uso das novas tecnologias da informação da comunicação para o aprendizado da Física.

As novas tecnologias da informação e da comunicação – TIC estão cada vez mais presentes nas vidas das pessoas e apresentam grande potencial para serem utilizadas em contextos de ensino e aprendizagem. O produto educacional apresentado nesta dissertação consiste em um site que contém orientações técnicas de construção de site usando a plataforma Google Sites; fundamentações conceituais sobre teorias de ensino relacionadas ao uso das TIC para o ensino; teorias clássicas de aprendizagem; uma proposta metodológica na qual, o professor orienta os seus estudantes, reunidos em pequenos grupos, na construção  de sites sobre assuntos de física; bases conceituais em física sobre Ressonância Magnética Nuclear; e um relato de aplicação dessa proposta metodológica. Dessa maneira, o professor terá condições de se capacitar e ter segurança em aplicar o produto com seus estudantes. O produto foi aplicado em duas turmas da segunda série do ensino médio de uma escola pública no município de Barueri. Todos os grupos de estudantes, orientados pelo professor, conseguiram elaborar os sites sobre diversos assuntos de física e, possivelmente desenvolveram diversas habilidades, como socialização, cooperação, gerenciamento do tempo e de equipe, entre outras.

Presidente - Interno ao Programa - 1767083 - FELIPE CHEN ABREGO
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1546626 - JOSE KENICHI MIZUKOSHI
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - JOSÉ GOLDFARB - PUC - SP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1488255 - LUCIO CAMPOS COSTA