MNPEF MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FISICA - S FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgmnpef

Banca de DEFESA: CRISLAM ALVES VIEIRA

DISCENTE : CRISLAM ALVES VIEIRA
DATA : 28/09/2020
LOCAL: Remoto

A aerodinâmica de autos no ensino médio em uma abordagem dos Três Momentos Pedagógicos com o auxílio de um túnel de vento

São raros os momentos nas quais sejam tratados nas aulas de física no ensino médio o tema sobre dinâmica de fluidos de modo pleno. A falta de espaço no calendário do ano letivo, o conteúdo extenso e a ausência de conexões com a realidade do aluno, fazem com que a hidrodinâmica e a aerodinâmica sejam discutidas em uma aula ao final do Terceiro Ano. Porém, essas áreas da física estão muito presentes no cotidiano do aluno tendo exemplos desde a sustentação de aeronaves até a pressão de água que sai da torneira. Nesse trabalho apresenta-se uma proposta para cobrir essa lacuna abordando a Física aerodinâmica de autos no Ensino Médio. Para a elaboração desse proposta, utilizou-se a metodologia freireana de ensino conhecida como os Três Momentos Pedagógicos (3MP). Como resultado da elaboração, tem-se um produto educacional constituído de uma sequência de aulas auxiliada por recursos visuais e experimentais. Esse produto educacional foi aplicado em uma turma de Terceiro Ano em uma instituição da rede particular do município de Diadema.

Presidente - Interno ao Programa - 1545741 - MARCELO OLIVEIRA DA COSTA PIRES
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1762438 - JEAN JACQUES BONVENT
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - FLAMINIO DE OLIVEIRA RANGEL - UNIFESP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1600879 - REINALDO LUIZ CAVASSO FILHO