PROFFILO MESTRADO PROFISSIONAL EM FILOSOFIA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Téléphone/Extension: Indisponible http://propg.ufabc.edu.br/ppgprof-filo

Banca de QUALIFICAÇÃO: PAULO ROGÉRIO SAMPAIO FERNANDES

DISCENTE : PAULO ROGÉRIO SAMPAIO FERNANDES
DATA : 11/05/2023
LOCAL: Sala virtual : https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/samon

A QUESTÃO LGBTQIA+ NO ENSINO DE FILOSOFIA DO ENSINO MÉDIO: EXPERIMENTAÇÃO E PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO (SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS)

Este trabalho tem como público-alvo docentes de filosofia do Ensino Médio, tem como objetivos problematizar a temática do papel do educador de filosofia do Ensino Médio frente à questão LGBTQIA+ na realidade escolar, e disponibilizar material didático, sequências didáticas, adequadas ao Ensino de Filosofia para o Ensino Médio, produto desta dissertação pelo Mestrado Profissional em Filosofia – PROF-FILO, frente às experiências e experimentações do pesquisado em sala de aula. Em um primeiro momento o estudo busca trazer a reflexão sobre a realidade de preconceito, discriminação e violência vivida pela comunidade LGBTQIA+ na escola e questionar a participação ativa do professor filósofo, problematizar o tema da realidade de preconceito, exclusão, discriminação, violências, intolerância de gênero e sexualidade nas escolas brasileiras. A dissertação apresenta um glossário com termos relacionados à questão LGBTQIA+ com conceitos essenciais para a melhor aplicação das sequências didáticas apresentadas. A utilização de sequências didáticas adequadas ao Ensino de Filosofia como ferramenta de informação, reflexão crítica no Ensino de Filosofia como busca por dinamizar e trazer a possibilidade de afetação, sensibilização, atingindo jovens, por meio das aulas de filosofia, como instrumento formativo e informativo.

Presidente - Interno ao Programa - 3202301 - SAMON NOYAMA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2244785 - ANDRE LUIS LA SALVIA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - LEANDRO SOUSA COSTA
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1001879 - JOAO PAULO SIMOES VILAS BOAS