A QUESTÃO LGBTQIA+ NO ENSINO DE FILOSOFIA DO ENSINO MÉDIO: EXPERIMENTAÇÃO E PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO (SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS)
Este trabalho tem como público-alvo docentes de filosofia do Ensino Médio, tem como objetivos problematizar a temática do papel do educador de filosofia do Ensino Médio frente à questão LGBTQIA+ na realidade escolar, e disponibilizar material didático, sequências didáticas, adequadas ao Ensino de Filosofia para o Ensino Médio, produto desta dissertação pelo Mestrado Profissional em Filosofia – PROF-FILO, frente às experiências e experimentações do pesquisado em sala de aula. Em um primeiro momento o estudo busca trazer a reflexão sobre a realidade de preconceito, discriminação e violência vivida pela comunidade LGBTQIA+ na escola e questionar a participação ativa do professor filósofo, problematizar o tema da realidade de preconceito, exclusão, discriminação, violências, intolerância de gênero e sexualidade nas escolas brasileiras. A dissertação apresenta um glossário com termos relacionados à questão LGBTQIA+ com conceitos essenciais para a melhor aplicação das sequências didáticas apresentadas. A utilização de sequências didáticas adequadas ao Ensino de Filosofia como ferramenta de informação, reflexão crítica no Ensino de Filosofia como busca por dinamizar e trazer a possibilidade de afetação, sensibilização, atingindo jovens, por meio das aulas de filosofia, como instrumento formativo e informativo.