PPGPGT PÓS-GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO E GESTÃO DO TERRITÓRIO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Téléphone/Extension: (00) 00000-0000 http://propg.ufabc.edu.br/ppgpgt

Banca de QUALIFICAÇÃO: NATASHA MENDES GABRIEL

DISCENTE : NATASHA MENDES GABRIEL
DATA : 30/04/2024
LOCAL: Sala 209 do Bloco Zeta do Campus de São Bernardo do Campo da Universidade Federal do ABC

Aprendizados, potências e limites de metodologias participativas mediados por assessorias técnicas e movimentos sociais

Nas práticas de gestão e planejamento urbano, as formas e métodos da participação social compõem um terreno em disputa — variam práticas que buscam emancipação e transformação social e processos meramente informativos; ações baseadas em uma pseudoparticipação ou em processos coletivos de deliberação. A qualidade da participação cidadã é um vetor imprescindível para a configuração de novos modelos de decisão que orientem a relação Estado e sociedade. Ainda que tenha havido um conjunto de avanços na participação institucional na política pública desde a sanção da Constituição (1988) e na urbana desde o Estatuto da Cidade (2001) é importante reconhecer, também, os limites desses processos participativos, sobretudo seus padrões de efetividade. Este projeto de pesquisa se propõe a refletir acerca dos aprendizados, potências e limites de metodologias participativas mediadas por assessorias técnicas e movimentos populares em ocupações e territórios periféricos, considerando o acúmulo de debates, as lacunas existentes e o repertório de experiências do campo.

Presidente - Interno ao Programa - 1671277 - ROSANA DENALDI
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 3202576 - ANDRE BUONANI PASTI
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - LIZANDRA SERAFIM
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1263030 - KLAUS FREY