RESSONÂNCIA MAGNÉTICA NUCLEAR E O DIAGNÓSTICO DE IMAGEM PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
Atualmente, o currículo de física proposto para o Ensino Médio é muito amplo, porém, muitas vezes limitado a conceitos da física clássica e de difícil assimilação. Não é trivial para o aluno fazer a ligação entre o que ele vive no seu dia-a-dia (uma rotina rodeada de tecnologia dentro e fora de casa, nos meios de comunicação e de diversão), com os conteúdos que ele aprende nos livros e aulas tradicionais de física. Portanto, a proposta do produto atinge duas problemáticas: currículo e método. Tratando-se de currículo, o tema proposto está dentro dos conteúdos de física moderna e contemporânea, normalmente não trabalhados pelos professores, livros e sistemas didáticos de ensino médio: Ressonância Magnética Nuclear (RMN). Agora tratando-se de método, foram utilizadas algumas ferramentas e recursos não usuais das salas de aula tradicionais como, a sala de aula invertida e elementos de gamificação, como jogos, simuladores e dinâmicas. Muito importante salientar que toda a proposta do trabalho é norteada pela aprendizagem significativa, quebrando com a aprendizagem mecânica tradicional e seus mecanismos engessados e desgastados de ensino.