MNPEF MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FISICA - S FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgmnpef

Banca de DEFESA: RODRIGO ZELL DE SOUSA

DISCENTE : RODRIGO ZELL DE SOUSA
DATA : 28/02/2020
LOCAL: sala 304, 3º andar, Bloco B, Campus SA da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Avenida dos Estados, 5001, Santa Terezinha, Santo André, SP

RESSONÂNCIA MAGNÉTICA NUCLEAR E O DIAGNÓSTICO DE IMAGEM PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

Atualmente, o currículo de física proposto para o Ensino Médio é muito amplo, porém, muitas vezes limitado a conceitos da física clássica e de difícil assimilação. Não é trivial para o aluno fazer a ligação entre o que ele vive no seu dia-a-dia (uma rotina rodeada de tecnologia dentro e fora de casa, nos meios de comunicação e de diversão), com os conteúdos que ele aprende nos livros e aulas tradicionais de física. Portanto, a proposta do produto atinge duas problemáticas: currículo e método. Tratando-se de currículo, o tema proposto está dentro dos conteúdos de física moderna e contemporânea, normalmente não trabalhados pelos professores, livros e sistemas didáticos de ensino médio: Ressonância Magnética Nuclear (RMN). Agora tratando-se de método, foram utilizadas algumas ferramentas e recursos não usuais das salas de aula tradicionais como, a sala de aula invertida e elementos de gamificação, como jogos, simuladores e dinâmicas. Muito importante salientar que toda a proposta do trabalho é norteada pela aprendizagem significativa, quebrando com a aprendizagem mecânica tradicional e seus mecanismos engessados e desgastados de ensino.

Presidente - Interno ao Programa - 086.947.291-72 - NELSON STUDART FILHO - UFSCAR
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1690814 - GISELLE WATANABE
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - CARMEN PRADO - USP
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1545741 - MARCELO OLIVEIRA DA COSTA PIRES