PPGEEL PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Téléphone/Extension: Indisponible http://propg.ufabc.edu.br/ppgeel

Banca de DEFESA: FILIPPE MORAES ZACCARDELLI

DISCENTE : FILIPPE MORAES ZACCARDELLI
DATA : 06/12/2019
LOCAL: Auditório, 8º andar, Bloco B, Campus SA da Fundação Universidade Federal do ABC, localizada na Avenida dos Estados, 5001, Santa Terezinha, Santo André, SP

RESTABELECIMENTO DE SERVIÇO DE REDES DE DISTRIBUIÇÃO UTILIZANDO PSO MODIFICADO

As falhas nos sistemas elétricos afetam muitas pessoas ao redor do mundo. A maioria dessas falhas ocorre nos sistemas de distribuição e possuem como causa principal defeitos em equipamentos, erros humanos de operação ou até mesmo desastres naturais como tempestades, furacões, enchentes, entre outros. Algumas destas falhas podem demandar um tempo excessivo de reparo da rede, necessitando nesses casos procedimentos para o Restabelecimento de Serviço das Redes de Distribuição (RSRD) de forma a isolar a parte com defeito da rede e manter o fornecimento de energia para o maior número de consumidores. Devido a presença de chaves seccionadores nas redes, é possível obter uma configuração que atenda a parte da rede sem defeito de forma otimizada e isole a falta. Neste trabalho será analisado a aplicação do algoritmo otimização por enxame de partículas (do inglês, Particle Swarm Optimization – PSO) para o RSRD. Será considerado a versão seletiva do PSO com uso do peso de inércia randômico e coeficiente de diversidade na equação da velocidade. Junto a essa formulação, um novo controle baseado em mapas caóticos é proposto no processo iterativo, identificado como Espalha Partículas (EP), com a finalidade de melhorar o processo de busca. O EP é a maior contribuição relacionada ao algoritmo. Neste trabalho foram realizadas simulações nos sistemas 5 barras, 16 barras, 33 barras e 70 barras. Os resultados obtidos nas simulações comprovam que a formulação proposta do PSO associada ao EP proporcionam ótima assertividade, podendo ser utilizada para o RSRD.

não informado

Presidente - Interno ao Programa - 1671333 - EDMARCIO ANTONIO BELATI
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 3066952 - EDUARDO WERLEY SILVA DOS ANGELOS
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - IVO CHAVES DA SILVA JUNIOR - UFJF