PPGEEL PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Téléphone/Extension: Indisponible http://propg.ufabc.edu.br/ppgeel

Banca de DEFESA: CELESTINO MENDES LOPES JUNIOR

DISCENTE : CELESTINO MENDES LOPES JUNIOR
DATA : 05/06/2023
LOCAL: Sala 302A do Bloco B do Campus de Santo André da Universidade Federal do ABC

ANÁLISE DE TÉCNICAS DE MPPT BIOINSPIRADAS PARA UM SISTEMA FOTOVOLTAICO APLICADO A DISPOSITIVOS DE LPWA

As Smart Grids (SGs) são uma das soluções recentes para a crescente demanda energética no mundo. Entretanto, seu desenvolvimento e implantação apresentam alguns desafios que precisam ser superados para seu pleno sucesso. Um desses desafios consiste em como fornecer energia de forma eficiente aos dispositivos de comunicação sem fio de Baixa Potência e Longa Alcance (LPWA) que desempenham as importantes funções de monitoramento e controle remoto da rede de distribuição da energia elétrica. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo caracterizar o MF (módulo fotovoltaico) como fonte de energia adotado, e em seguida fazer comparação por meio da simulação computacional o desempenho das técnicas bioinspiradas e de baixa complexidade, PO (Perturba e Observa), PSO (Otimização por Enxame de Partículas) e FPA (Algoritmo de Polinização de Flores) utilizadas para Rastreamento do Ponto de Máxima Potência (MPPT) de um sistema fotovoltaico de baixa potência usado para alimentação de dispositivos de LPWA. Para essa análise, foi desenvolvido um modelo equivalente de circuito para o módulo fotovoltaico adotado, cujos parâmetros foram determinados através do uso de um método iterativo. Adicionalmente, foram realizadas medidas em um sistema para fornecimento de energia para dispositivos de LPWA, composto pelo módulo fotovoltaico e por um conversor de energia, para diferentes condições de operação, de modo a demonstrar a viabilidade da proposta. Por fim, com aplicação dos dados obtidos verificou-se o aumento na autonomia da bateria tanto para transmissão assim como para recepção dos dados pelo dispositivo de LPWA.

Presidente - Interno ao Programa - 1545701 - IVAN ROBERTO SANTANA CASELLA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 2286312 - JOEL DAVID MELO TRUJILLO
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 2328639 - ADEMIR PELIZARI
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1545354 - RICARDO CANELOI DOS SANTOS