DETERMINAÇÃO DE ZONAS DE RECARGA PARA VEÍCULOS ELÉTRICOS EM ZONAS URBANAS
A fim de diminuir a dependência do petróleo para mobilidade urbana, os veículos elétricos têm recebido atenção nos últimos anos como alternativas aos veículos à combustão interna. Desse modo, agentes públicos e privados têm criado incentivos para aumentar a penetração de veículos elétricos na frota urbana. Dada a penetração global de veículos elétricos nas cidades, encontrar zonas para a instalação de uma infraestrutura de recarga se tornou uma necessidade, uma vez que o crescimento de veículos elétricos precisará da disponibilidade de estações de recarga. Portanto, devido à necessidade de recarga dos veículos elétricos, os agentes envolvidos na difusão de veículos elétricos devem construir estações de recarga para atender a demanda de energia elétrica dos veículos elétricos, possibilitando que cada veículo elétrico possa encontrar uma estação disponível dentro de suas viagens. Neste trabalho se propõe uma metodologia para determinar zonas de recarga, considerando a dispersão espacial da concentração de veículos elétricos e os padrões de viagem urbano. A metodologia proposta pode ajudar aos planejadores dos agentes envolvidos na difusão de mobilidade elétrica para encontrar o ponto de conexão da estação dentro das zonas de recarga com a rede elétrica, considerando como critérios: os locais com maior fluxo de veículos elétricos, baixo nível de carga nas baterias, e funções de custo para a conexão das estações de recarga. A proposta utiliza um algoritmo de alocação locação baseado no modelo das -medianas para minimizar o custo total de atendimento das recargas dos veículos elétricos. Os resultados esperados dessa metodologia ajudarão no planejamento integrado de recursos para a tomada de decisões sobre os locais para instalação de estações de recarga.