PPGEEL PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Téléphone/Extension: Indisponible http://propg.ufabc.edu.br/ppgeel

Banca de DEFESA: RICARDO QUEIROZ MARTINS

DISCENTE : RICARDO QUEIROZ MARTINS
DATA : 16/12/2020
LOCAL: Santo André

Aplicação de Células Metamaterias em Antenas e Rectenas Planares

Este trabalho apresenta o projeto, fabricação e análise de antenas planares de baixo com uso de células metamateriais, visando alterar as suas características operacionais. As antenas planares normalmente são compactas, o que facilita a fabricação e integração, entretanto, possuem alguns limitantes como baixo ou moderado ganho e consideráveis perdas em certas frequências. Dessa maneira, o uso de antenas planares em conjunto com estruturas de metamateriais possibilita contornar algumas das limitações apresentadas, de modo a melhorar o desempenho das antenas. Nesse trabalho serão analisadas duas topologias distintas de antenas planares, a quasi-Yagi e a Planar Inverted-F Antenna (PIFA). A grande quantidade de dispositivos e padrões diferentes operando na faixa Industrial, Scientific, and Medical (ISM) de 2,4 GHz levou a escolha dessa como faixa central de projeto, vislumbrando, adicionalmente, que à onipresença de energia eletromagnética neste espectro de frequência, acaba sendo bastante atraente para aplicações de Radiofrequency Energy Harvesting (RFEH), cujas implementações das topologias analisadas como rectenas também são exploradas.

Presidente - Interno ao Programa - 1762419 - CARLOS EDUARDO CAPOVILLA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1545701 - IVAN ROBERTO SANTANA CASELLA
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - ELIEL POGGI DOS SANTOS - UFT
Membro Suplente - Examinador(a) Externo à Instituição - MAURICIO WEBER BENJO DA SILVA - UFF