PPGCTQ PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA NA ÁREA DE QUÍMICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Téléphone/Extension: Indisponible http://propg.ufabc.edu.br/ppgctq

Banca de QUALIFICAÇÃO: CAROLINA CUNHA DE FREITAS

DISCENTE : CAROLINA CUNHA DE FREITAS
DATA : 05/04/2024
LOCAL: Sala 406 do Bloco B do Campus de Santo André da Universidade Federal do ABC

Biomateriais antimicrobianos a base de quitosana

As nanopartículas de óxido de cobre (CuONPs) vêm demonstrando uma estabilidade excepcional e uma vida longa útil quando comparada a outros metais em aplicações biológicas e biomédicas. A incorporação dessas nanopartículas com biomateriais como a quitosana é uma estratégia promissora que exibe uma alta eficiência antimicrobiana, o que podem torná-los um bionanocompósito para aplicações ambientais, alimentícias e biomédicas. Os nanomateriais à base de CuO e quitosana possuem um potencial terapêutico significativo com suas atividades anti-inflamatórias, citotóxicas e antimicrobianas. Para isso, a síntese verde de nanopartículas metálicas a partir de extratos vegetais carrega diversas vantagens em relação a outros métodos de sínteses biológicas, além de oferecer um melhor custo-benefício e baixa toxicidade. Considerando a importância em sintetizar e revestir as nanopartículas a partir de extratos vegetais, o chá verde (Camellia sinensis) e o chá de erva doce (Pimpinella anisum) oferecem uma composição fitoquímica desejável para a produção das CuONPs. Com isso, este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um filme a partir de quitosana contendo CuONPs sintetizadas a partir de rotas biogênicas utilizando extratos vegetais de Pimpinella anisum e Camellia sinensis, com ação antimicrobiana para aplicações biológicas e biomédicas. As CuONPs sintetizadas a partir dos extratos de chá verde e erva doce foram caracterizadas por Dispersão Dinâmica de Luz (DLS), Análise de rastreamento de nanopartículas (NTA), Difracão de raios-x (XRD), Espectroscopia no infravermelho por transformada de Fourier (FTIR), Microscopia eletrônica de transmissão (TEM), Microscopia eletrônica de transmissão de alta resolução (HRTEM), Análise termogravimétrica (TGA) para avaliação do tamanho hidrodinâmico, potencial zeta, tamanho médio, concentração, grupos funcionais presentes, estrutura cristalina, morfologia e decomposição térmica. Além disso, avaliaram-se os conteúdos fitoquímicos, efeito antioxidante e grupos funcionais presentes na estrutura dos extratos de Camellia sinsensis e Pimpinella anisum e de suas respectivas nanopartículas. E por fim, caracterizou-se a estrutura química, decomposição térmica e morfologia dos filmes de quitosana e filmes de quitosana com CuONPs. As CuONPs sintetizadas a partir de extratos de chá verde (CV) e erva-doce (ED), exibiram tamanhos hidrodinâmicos médios de 150,8 ± 3,93 nm e 182,6 ± 3,01 nm, respectivamente, com um potencial zeta de -26,5 ± 2,7 mV e -28,5 ± 2,8 mV. A análise por difração de raios X confirmou a formação nanocristalina pura de CuO. As medidas TGA revelaram padrões de perda de massa (%) em duas etapas distintas, sugerindo a decomposição térmica das biomoléculas e da matéria orgânica que reveste as nanopartículas. As medidas FTIR indicaram a presença de grupos funcionais característicos dos compostos fitoquímicos na superfície das CuONPs. A caracterização por TEM/HTEM revelou tamanhos médios de partículas de 14,2 ± 7,1 nm/12 nm (CuONPs-CV) e 2,05 ± 0,54 nm/7nm (CuONPs-ED) com uma morfologia esférica. Em relação à ação antimicrobiana, os valores de concentração inibitória mínima (MICs) foram observados como 31,25 µg/mL e 62,50 µg/mL contra cepas de E. coli e S. aureus, respectivamente, para ambas as CuONPs. O valor de MIC para C. albicans foi de 15,62 µg/mL. Para o P. aeruginosa resistente e seu biofilme, CuONPs-CV e CuONPs-ED mostraram MIC de 31,25 µg/mL, inibindo 30% das células bacterianas nesta concentração. Os filmes de quitosana com CuONPs mantiveram características físico-químicas da quitosana, sugerindo interações entre as nanopartículas e a matriz biopolimérica. As observações por microscopia eletrônica evidenciaram a presença de nanopartículas aglomeradas na superfície dos filmes, mostrando potencial para aplicações em diversas áreas biomédicas e ambientais.

Presidente - Interno ao Programa - 1844792 - AMEDEA BAROZZI SEABRA
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1933328 - HELOISA FRANCA MALTEZ
Membro Titular - Examinador(a) Externo ao Programa - 403.990.338-23 - ROBERTA ALBINO DOS REIS
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 3050857 - CELIO FERNANDO FIGUEIREDO ANGOLINI