PROPOSTA DE UM CONJUNTO DE EXPERIMENTOS PARA O ESTUDO DA AÇÃO DA GRAVIDADE NO ÂMBITO DO ENSINO INCLUSIVO DA FÍSICA
Este trabalho de dissertação traz reflexões e provocações necessárias nas aulas de física capaz de desenvolver conteúdo para todos os alunos com ou sem deficiência de maneira que a inclusão não seja apenas utopia, em que o professor de física obtenha uma relação mais próxima e bem sucedida do desenvolvimento cognitivo e social do aluno com necessidade especial, assim como Ausubel (AUSUBEL et al.,1980,trad.), a ocorrência da aprendizagem significativa pressupõe: disposição da parte do aluno em relacionar o material a ser aprendido de modo substantivo e não arbitrário a sua estrutura cognitiva, presença de ideias relevantes na estrutura cognitiva do aluno e o material potencialmente significativo (Neto, 2006), entretanto é pertinente desenvolver uma estratégia com uso de recursos tecnológicos capaz de produzir uma aprendizagem significativa em que a interação não seja só com o professor, mas também a toda comunidade escolar. Assim, para implementar os recursos adequados em um ambiente escolar é essencial incluir produtos educacionais que elimine quaisquer barreiras que possa interferir na aprendizagem do aluno e é extremamente importante entender o significado da inclusão em seu contexto escolar e histórico.