MNPEF MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FISICA - S FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Telefone/Ramal: Não informado http://propg.ufabc.edu.br/ppgmnpef

Banca de DEFESA: LEANDRO SABINO DOS SANTOS

DISCENTE : LEANDRO SABINO DOS SANTOS
DATA : 08/02/2021
LOCAL: UFABC - Remoto

PROPOSTA DE UM CONJUNTO DE EXPERIMENTOS PARA O ESTUDO DA AÇÃO DA GRAVIDADE NO ÂMBITO DO ENSINO INCLUSIVO DA FÍSICA

Este trabalho de dissertação traz reflexões e provocações necessárias nas aulas de física capaz de desenvolver conteúdo para todos os alunos com ou sem deficiência de maneira que a inclusão não seja apenas utopia, em que o professor de física obtenha uma relação mais próxima e bem sucedida do desenvolvimento cognitivo e social do aluno com necessidade especial, assim como Ausubel (AUSUBEL et al.,1980,trad.), a ocorrência da aprendizagem significativa pressupõe: disposição da parte do aluno em relacionar o material a ser aprendido de modo substantivo e não arbitrário a sua estrutura cognitiva, presença de ideias relevantes na estrutura cognitiva do aluno e o material potencialmente significativo (Neto, 2006), entretanto é pertinente desenvolver uma estratégia com uso de recursos tecnológicos capaz de produzir uma aprendizagem significativa em que a interação não seja só com o professor, mas também a toda comunidade escolar. Assim, para implementar os recursos adequados em um ambiente escolar é essencial incluir produtos educacionais que elimine quaisquer barreiras que possa interferir na aprendizagem do aluno e é extremamente importante entender o significado da inclusão em seu contexto escolar e histórico.

Presidente - Interno ao Programa - 1762438 - JEAN JACQUES BONVENT
Membro Titular - Examinador(a) Interno ao Programa - 1765195 - RICARDO ROCAMORA PASZKO
Membro Titular - Examinador(a) Externo à Instituição - PAULO RICARDO GARCIA FERNANDES - UEM
Membro Suplente - Examinador(a) Interno ao Programa - 1767083 - FELIPE CHEN ABREGO