Microaprendizagem multimídia: desenvolvimento de um novo modelo de microvídeos educacionais online
Esta pesquisa propõe um novo modelo de vídeos, a partir das teorias de aprendizagem
multimídia, microaprendizagem e microconteúdo, para utilização na educação continuada
de profissionais de Tecnologia da Informação (TI). Nessa perspectiva tecnológica de
produção multimídia, os conteúdos são fragmentados em pequenas unidades independentes
que fornecem respostas rápidas para perguntas pontuais conforme um escopo previamente
definido. Desse modo, articula-se uma estrutura de formatação do material produzido a fim
de manter a atenção e, ao mesmo tempo, promover a aprendizagem do estudante. Mas,
sobretudo, destaca-se a objetividade como fator fundamental na resolução de problemas.
Para alcançar tais resultados, a originalidade da proposta fica por conta de um deslocamento
estratégico. Apresenta-se a solução do problema logo no início do conteúdo, em vez de ela
aparecer no final. Assim, esses microvídeos são formatados em uma ordem fixa. Apresentam
a pergunta e já, na sequência, entregam a solução com uma demonstração objetiva, seguida
da conceituação teórica, quando necessário. Para o desenvolvimento da pesquisa, utiliza-se
o Design Thinking cujas etapas dão conta de explorar o problema, defini-lo, realizar sua
ideação e depois seguir para a prototipagem e fase de testes. Com isso, busca-se contribuir
para o campo da engenharia e da gestão de informação, tendo em vista uma proposta que
atende a uma demanda corrente no que tange tanto à TI quanto ao ensino a distância.