Design para promoção da inovação organizacional: aplicação de metodologias colaborativas no Sebrae
O Sebrae passou pela necessidade de promover a inovação organizacional, se adaptando às novas necessidades das pequenas empresas. Para se ter uma solução completa e adequada ao cenário da organização, criou-se o Projeto Sebrae do Futuro, que se fundamenta em metodologias colaborativas de design. Assim, foi realizado um estudo de caso com o objetivo de investigar o processo de planejamento e execução do projeto, que prevê a inovação organizacional através da aplicação de metodologias de design colaborativas e teorias de Design de Serviços, Design de Experiência do Consumidor e Design de Experiência do Usuário. A pesquisa contou com a realização de entrevistas semiestruturadas com 20 participantes do projeto, de forma que fosse possível identificar e analisar: as motivações que levaram a organização a inovar e utilizar as metodologias em questão; as características e condicionantes da aplicação prática das metodologias de design em um cenário real; os desafios e barreiras dessa aplicação; e os benefícios e resultados dessa aplicação. A partir da coleta de dados pelas entrevistas e documentação do projeto, foi realizada a análise de conteúdo, por meio da investigação, categorização e combinação dos elementos encontrados. Como motivações, foram identificados a expectativa de melhoria da experiência do cliente, maior satisfação, otimização de processos e maior eficiência operacional. As principais condicionantes levantadas foram uma equipe multidisciplinar especializada em design, um cronograma e uma equipe compatíveis, um cenário organizacional propício à inovação e a incorporação do projeto às estratégias da organização. Entre os desafios, foram observadas as características tradicionais e verticais da organização, a ausência de cultura de inovação e colaboração e a resistência à mudança. Por fim, foram identificados benefícios como movimento de mudança cultural mais voltada à inovação, maior satisfação dos clientes e melhor percepção sobre os produtos ofertados.